14 novembro 2016

F1 2017 - Dança das Cadeiras (1)

A temporada 2016 está acabando, o campeão está praticamente definido (o campeonato será definido em Abu Dhabi) e o grid da Fórmula 1 para o próximo campeonato também está quase fechado. As últimas semanas foram marcadas por anúncios de várias equipes e pilotos do rumo que será tomado em 2017 e alguns casos nos anos seguintes.

Nessa semana o Liguem seus Motores vai tratar justamente dessas trocas, ou permanências, que a Fórmula 1 terá na próxima temporada da categoria. A princípio a rainha do automobilismo mundial manterá as suas 11 equipes e três montadoras (essas bem mais certas ou garantidas). Para ficar bem claro, não vou tratar de favoritismo de equipes ou marcas nessa série de posts, só vou falar de quais serão os pilotos que vão ocupar determinados assentos em 2017.

Nessa segunda-feira, será justamente a vez das equipes que foram as primeiras a definir quais serão os seus representantes no Campeonato Mundial de Fórmula 1 na temporada 2017. São elas a campeã Mercedes, a Ferrari e a McLaren. As três tinham praticamente tudo fechado antes mesmo das férias da categoria.

As três equipes foram as que começaram 2016 com uma vaga já definida para 2017: Lewis Hamilton na Mercedes, Sebastian Vettel na Ferrari e Fernando Alonso na McLaren. Hamilton renovou o contrato, ainda em 2015, até o final da temporada de 2018. No caso de Vettel e Alonso, os dois fecharam os contratos com a Ferrari e McLaren, respectivamente, até o final de 2017.

MERCEDES
Clique para ampliar
Na Mercedes, a dúvida era se Nico Rosberg teria o contrato renovado e Pascal Wehrlein seria chamado ou se o #6 continuava na equipe. Como Rosberg liderou boa parte da temporada e é um sério candidato ao título desde o início da temporada, seria quase uma contradição dispensar ao final da temporada o provável "atual campeão". Foi no final de semana para o GP da Hungria que veio a renovação de contrato até o final de 2018. Qualquer que seja o campeão de 2016, ele segue na Mercedes em 2017.

FERRARI
Clique para ampliar
Na Ferrari, Kimi Raikkonen já era dado como carta fora do baralho para 2017. Valtteri Bottas e Romain Grosjean cotados como favoritos para substituir o finlandês na escuderia, mas Raikkonen começou a mostrar um desempenho parecido ou melhor que o de Sebastian Vettel e a renovação de contrato, apenas para 2017, saiu no início de julho, um pouco antes do GP da Inglaterra.

McLAREN
Clique para ampliar
Manter Jenson Button ou promover a promessa Stoffel Vandoorne? Escolha difícil da McLaren e ela ficou ainda pior depois que Vandoorne substituiu Alonso no Bahrein. O belga marcou os primeiros pontos do time no Emirado e chamou a atenção de outras equipes. A situação só foi definida nas férias e anunciada no final de semana do GP da Itália. Button tira um ano sabático em 2017, abre espaço para Vandoorne e retorna em 2018. É claro que a dor de cabeça ficou para o final da próxima temporada, mas daí o tempo ajuda a resolver a situação.

Amanhã você se liga nos assentos das duas equipes dos touros vermelhos e das sinucas que foram as vagas da Force India e da Renault.

Nenhum comentário: