20 fevereiro 2017

Sauber C36

Site Oficial da Sauber
O novo C36 vem com uma nova pintura em comemoração aos 25 anos da Sauber
Site Oficial da Sauber
A Sauber deu a largada da semana de apresentações dos carros para a temporada 2017 da Fórmula 1. O time suíço revelou bem no início da manhã desta segunda-feira - pouco antes das 7h, no horário de Brasília - o novo C36. Além das alterações já esperadas por causa do novo regulamento aerodinâmico que a Fórmula 1 vai introduzir nesse ano - carro mais largo, asa traseira mais baixa e mais larga, asa dianteira em "V" e pneus maiores -, a pintura da Sauber também sofreu alterações em comemoração aos 25 anos da equipe na Fórmula 1 e também um pouco pela saída do Banco do Brasil. Agora a Sauber vai correr com um carro pintado em azul, branco, dourado e preto.

As principais mudanças do C36 em relação ao antecessor C35 são bem mais aparentes que as vistas, por exemplo, na Williams. O novo carro segue a tendência de ter uma barbatana na carenagem que faz a cobertura do motor. A parte traseira foi completamente remodelada, as entradas de ar laterais são ligeiramente menores e a entrada de ar no Santo Antônio está dividida ao meio. O bico mantém um espécie de "língua" um pouco menor que a do C35. Como também era esperado o novo C36 tem mais aletas aerodinâmicas.

Site Oficial da Sauber

Sem tantos patrocinadores, o time teve muitos espaços "vazios", ou em branco mesmo, na carenagem, tanto que a Sauber colcou no bico e na tampa do motor a frase "25 anos na Fórmula 1".

O time terá como pilotos titulares o sueco Marcus Ericsson e o alemão Pascal Wehrlein, substituindo o brasileiro Felipe Nasr. Na pré-temporada o time também vai contar com os serviços do italiano Antonio Giovinazzi, vice-campeão da GP2 Series em 2016, que vai correr no lugar de Wehrlein. O alemão foi vetado pelos médicos por causa do acidente sofrido na Race of Champions no final de janeiro e ainda segue como dúvida para o início da temporada na Austrália.

Uma situação que deve prejudicar o desempenho da Sauber em 2017 é o motor. Sem dinheiro para comprar as novas unidades da Ferrari, o time suíço vai correr essa temporada com as usinas de 2016 da fabricante italiana, mais baratas que os modelos atualizados. Por isso mesmo que a chegada de Wehrlein ao time foi vista como um espécie de acordo futuro do time com a Mercedes visando um acordo de fornecimento de motores.

O C36 deve ir para a pista pela primeira vez na quarta-feira quando será apresentado para a imprensa em Barcelona e a equipe fará as filmagens do novo carro no traçado espanhol.

Nenhum comentário: