O Porsche #2 foi o primeiro dos dois carros da LMP1 a cruzar a linha de chegada |
A saga do Porsche #2 (conduzido por Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber) começou cedo. O carro despencou para o 57º lugar depois de ficar uma hora nos boxes por um problema no eixo dianteiro. Aos poucos o #2 crescia na prova e na metade da corrida já ocupava o 14º lugar na classificação geral. A liderança só veio perto do início da hora final, quando Timo Bernhard ultrapassou o #38 da Jackie Chan DC Racing para não perder mais.
O Toyota #8 (conduzido pelo trio Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima) estava entre os líderes, mas chegou a 11ª hora a os carros da montadora japonesa um a um foram saindo da briga pela vitória. O primeiro carro japonês a acusar o primeiro golpe foi justamente o #8. Em uma parada regular nesse momento da corrida apresentou um problema mais sério no freio. O #8 ficou aproximadamente duas horas parado e na metade da prova era o 35º na classificação geral. Sem mais concorrentes, rapidamente o #8 chegou rapidamente ao terceiro lugar da classe e foi promovido ao segundo com o abandono do Porsche #1. No geral, o único Toyota sobrevivente terminou em nono.
O Porsche #1 sempre foi uma ameaça para as Toyotas na primeira metade da corrida. A segunda metade era todinha do carro do trio Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy até o Porsche acusar uma falta de pressão de óleo restando pouco mais de três horas para o fim. Como os concorrentes da Toyota, o Porsche #1 não chegou aos pits.
O Toyota #9 (conduzido por Nicolas Lapierre, Yuji Kunimoto e José María López) sofreu com alguns problemas durante toda a corrida. Primeiro com a porta e depois um furo de pneu na entrada da curva 01 acabou não permitindo o #9 chegar aos pits para reparos também na 11ª hora da corrida.
A hora triste para a Toyota também levou o #7 (conduzido por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Stéphane Sarrazin). Também na abertura de uma volta, o então líder desde o início das 24 horas de Le Mans sofreu com um problema de embreagem que também não permitiu que o primeiro carro japonês conseguisse chegar aos pits para reparos e foi outro que abandonou a corrida no meio da pista.
O abandono mais frustrante talvez tenha sido o do ByKolles. O único LMP1 privado teve um furo de pneu logo na primeira volta de corrida, chegou a retornar aos boxes, passou por reparo por algumas horas, mas acabou abandonando a corrida com apenas uma voltinha completada.
Classificação das 24 horas de Le Mans de 2017 na LMP1 |
1) Porsche #2 - Brendon Hartley (NZL) / Earl Bamber (NZL) / Timo Bernhard (ALE) - 83 pts;
2) Toyota #8 - Anthony Davidson (ING) / Kazuki Nakajima (JAP) / Sébastien Buemi (SUI) - 62 pts;
3) Jackie Chan DC #38 - Ho-Pin Tung (CHI) / Oliver Jarvis (ING) / Thomas Laurent (FRA) - 50 pts;
4) Rebellion #13 - David Heinemeier Hansson (DIN) / Mathias Beche (SUI) / Nelson Piquet Jr. (BRA) - 31.5 pts;
5) Porsche #1 - André Lotterer (ALE) / Neel Jani (SUI) / Nick Tandy (ING) - 28 pts;
A próxima etapa do WEC serão as 6 horas de Nürburgring no dia 16 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário