19 outubro 2005

Fórmula 1 2005

Neste ano de 2005 a temporada da Fórmula 1 foi recheada de surpresas. A primeira foi a grande mudança da aerodinâmica dos carros, os deixando 1,5s mais lentos, a segunda foi a proibição das trocas dos pneus. Essas regras geraram grande protesto das equipes, principalmente a Ferrari.
Começa a temporada e nota-se que a superioridade não é mais da equipe Ferrari e dos pneus Bridgestone mas sim da equipe Renault e dos pneus Michelin. E surge um novo nome: Fernando Alonso. O espanhol das Astúrias venceu 7 das 19 provas da temporada sendo que 3 foram conquistadas até a quarta etapa do mundial.
Um nome que ficou como mero figurante foi Michael Shumacher. O alemão venceu apenas uma prova ( GP dos EUA, quando apenas seis carros disputaram a prova), e teve uma temporada muito inferior a suas cinco anteriores, sendo que em quatro delas foi campeão com folga. Em 2005 foi apenas terceiro com apenas 62 pontos contra 133 do campeão Fernando Alonso.

No meio do ano veio outra notícia não tão esperada: Rubens Barrichello fora da Ferrari. O brasileiro correu seis anos na equipe italiana e teve como melhores resultados dois vice-campeonatos(2002 e 2004). No lugar de Barrichello entra outro brasileiro: Felipe Massa. Este que teve sua estréia em 2002 pela Sauber, depois foi piloto de testes em 2003 e em 2004 e 2005 voltou a correr pela Sauber emprestado pela Ferrari. Ano que vem teremos Felipe Massa na Ferrari e Rubens Barrichello na BAR.
E Antonio Pizzonia??? O piloto amazonense guiou o carro da equipe Williams apenas em cinco oportunidades neste ano(Itália, Bélgica, Brasil, Japão e China) apenas na primeira que agradou, largou em 16º e terminou em 7º. Mas nas outras provas não terminou, duas por erros dele e outras duas vezes sem culpa de Pizzonia: uma por problemas no carro ou pelo acidente na primeira curva do GP do Brasil. Com estes desempenhos é muito provável que Pizzonia não corra pela equipe inglesa no ano que vem e sim Nico Rosberg (filho do campeão Keke Rosberg).
Esperemos 2006!!!!

Nenhum comentário: