Começarei falando rapidamente da sexta-feira. Na sexta-feira o alemão Sebastian Vettel(que ocupou o lugar vago de piloto de testes que Robert Kubica deixou por substituir Jacques Villeneuve), a BMW-Sauber nº38, fez a pole position no segundo treino livre. Até aí tudo bem, se o piloto não estivesse fazendo sua estréia e em uma BMW, carro que não é lá grande coisa. No mesmo treino livre Felipe Massa terminou em segundo mostrando que seu carro era um dos melhores entre os pilotos titulares. Chegou o sábado e Massa mostrou que ele e seu carro estavam muito bem para a corrida.
No domingo o brasileiro sabia que teria que abrir para Michael Shumacher passar, cedo ou tarde, e que dificilmente ganharia a corrida. Acontece a largada e Fernando Alonso que largou em terceiro tentou passar Shumacher, mas foi fechado. Na primeira curva Giancarlo Fisichella, companheiro de Alonso na Renault, roda e causa um grande acidente (não em proporções, mas em número de carros envolvidos, sete no total). O próprio Fisichella, Kimi Raikkonen, Ralf Shumacher, Takuma Sato, Tiago Monteiro, Nick Heidfeld e Scott Speed. Deste grupo apenas Monteiro abandonou na hora. Raikkonen abandonou na volta seguinte. Sato continuou, mas ficou 17 voltas atrás do líder. O acidente com os sete pilotos não provocou a entrada de Safety Car (SC), algo que deveria ter acontecido apesar de nenhum carro ter ficado em local perigoso.
O começo da corrida, graças ao acidente, foi muito disputado. Os líderes: Massa, Shumacher e Alonso sempre viraram as voltas mais rápidas da prova. No final Shumacher virou 1min28s005, ficando com a volta mais rápida da corrida.
Rubens Barrichello teve um bom início de corrida. Nas votas iniciais, exemplo a volta 10 o brasileiro só virou mais lento que os cinco primeiros.
Algumas voltas depois Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, rodou na curva 1 do circuito turco e ficou em posição perigosa. O SC entrou mas demorou a entrar. Nos replays da rodada apareceu que a equipe Toro Rosso usava, como a Ferrari, calotas na rodas traseiras (novidade que apareceu neste fim de semana). As calotas têm a função de diminuir a turbulência nas rodas. No momento em que o SC entrou Massa, Shumacher e Alonso foram para os boxes ao mesmo tempo, como Massa estava na frente de Shumacher, o alemão teve que esperar a parada de Felipe e fazer a troca de pneus e reabastecimento. Enquanto a Ferrari fazia esta “ginastica” a Renault fez a parada de Alonso que saiu na frente do rival no campeonato. Este problema para a Ferrari quebrava a possibilidade de a equipe fazer jogo de equipe.
Depois do reinicio da corrida, dois pilotos se destacaram pelo número de ultrapassagens: Kubica e Barrichello. Ambos deram uma aula de ultrapassagens, mas Barrichello foi o que teve mais trabalho. O brasileiro teve pela frente o italiano Jarno Trulli, um dos pilotos mais difíceis de se ganhar posição. Com isto por algumas voltas Rubinho brigou com Trulli pela posição.
O piloto japonês Sakon Yamamoto, da Super Aguri, fazia uma corrida razoável quando rodou e abandonou a prova. Yamamoto parece que é bem melhor que o compatriota Yuji Ide. Yamamoto não faz tantas besteiras e consegue colocar um carro em posições um pouco mais dignas que Ide. Já é um progresso para os japoneses na Fórmula 1 que tem fama de pilotos desastrados.
Outro piloto que fazia boa corrida e acabou abandonando foi Nico Rosberg que perdeu de água no motor e abandonou a prova. Uma atitude interessante foi que quando entrava nos pits o alemão tinha David Coulthard atrás. Rosberg ao ver que atrapalharia Coulthard abriu na entrada dos pits deixando o escocês passar.
Na volta 28, Shumacher fez uma volta 4s732 acima da de Alonso. O motivo foi uma escapada na curva 8 do circuito. Esta escapa fez com que na segunda parada de Shumacher, o alemão não voltasse na frente de Alonso.
Com 30 voltas de corrida Pedro De La Rosa fez sua primeira para na corrida, mostrando que o fato de não estar bem na prova era o fato de estar pesado. Neste momento Barrichello avançava na prova, conquistando várias posições. Nesta altura os pilotos já mostravam grande cansaço, já que não estão acostumados a correr em circuito com sentido anti-horário. Voltas depois em uma das boas disputas da prova Mark Webber e Kubica protagonizaram uma cena interessante: quando Kubica errou a entrada da curva 8 e saiu por alguns metros da pista, Webber seguiu Kubica fazendo exatamente o mesmo traçado que o polonês.
Faltando 13 voltas Shumacher fez o mais ofensivo ataque da corrida toda. Durante as 13 voltas finais Alonso sustentou a posição com muita destreza. No final Alonso 1 décimo a frente de Shumacher. Como a Ferrari não conseguiu fazer o jogo de equipe teve que contar com Felipe Massa para evitar um estrago maior no campeonato de pilotos e dar um salto no campeonato de construtores.
Confira os resultados da corrida:
1)Felipe Massa - Ferrari
2) Fernando Alonso - Renault
3) Michael Schumacher - Ferrari
4) Jenson Button - Honda
5) Pedro De La Rosa - McLaren
6) Giancarlo Fisichella - Renault
7) Ralf Schumacher - Toyota
8) Rubens Barrichello - Honda
9) Jarno Trulli - Toyota
10) Mark Webber - Williams
11) Christian Klien - Red Bull
12) Robert Kubica - BMW-Sauber
13) Scott Speed - Toro Rosso
14) Nick Heidfeld - BMW-Sauber
15) David Coulthard - Red Bull
16) Takuma Sato - Super Aguri
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