30 agosto 2006

“Sinto pelo Michael, mas estou muito feliz”

Sexto brasileiro a fazer uma pole position na Fórmula 1, sexto brasileiro a ganhar uma corrida na Fórmula 1. Depois 66 corridas na categoria, Felipe Massa finalmente chega a uma vitória, a de número 99 do Brasil (51 de Ayrton Senna, 23 de Nelson Piquet, 14 de Emerson Fitipaldi, 9 de Rubens Barrichello, 1 de José Carlos Pace e 1 de Felipe Massa). Antes de Massa, os brasileiros que tinham feito poles na categoria, eram exatamente os brasileiros que ganharam as corridas. Mas esta marca só pode acontecer porque no último fim de semana ocorreu o GP da Turquia de Fórmula 1, no circuito de Istambul Park.

Começarei falando rapidamente da sexta-feira. Na sexta-feira o alemão Sebastian Vettel
(que ocupou o lugar vago de piloto de testes que Robert Kubica deixou por substituir Jacques Villeneuve), a BMW-Sauber nº38, fez a pole position no segundo treino livre. Até aí tudo bem, se o piloto não estivesse fazendo sua estréia e em uma BMW, carro que não é lá grande coisa. No mesmo treino livre Felipe Massa terminou em segundo mostrando que seu carro era um dos melhores entre os pilotos titulares. Chegou o sábado e Massa mostrou que ele e seu carro estavam muito bem para a corrida.

No domingo o brasileiro sabia que teria que abrir para Michael Shumacher passar, cedo ou tarde, e que dificilmente ganharia a corrida. Acontece a largada e Fernando Alonso que largou em terceiro tentou passar Shumacher, mas foi fechado. Na primeira curva Giancarlo Fisichella, companheiro de Alonso na Renault, roda e causa um grande acidente (não em proporções, mas em número de carros envolvidos, sete no total). O próprio Fisichella, Kimi Raikkonen, Ralf Shumacher, Takuma Sato, Tiago Monteiro, Nick Heidfeld e Scott Speed. Deste grupo apenas Monteiro abandonou na hora. Raikkonen abandonou na volta seguinte. Sato continuou, mas ficou 17 voltas atrás do líder. O acidente com os sete pilotos não provocou a entrada de Safety Car (SC), algo que deveria ter acontecido apesar de nenhum carro ter ficado em local perigoso.

O começo da corrida, graças ao acidente, foi muito disputado. Os líderes: Massa, Shumacher e Alonso sempre viraram as voltas mais rápidas da prova. No final Shumacher virou 1min28s005, ficando com a volta mais rápida da corrida.

Rubens Barrichello teve um bom início de corrida. Nas votas iniciais, exemplo a volta 10 o brasileiro só virou mais lento que os cinco primeiros.

Algumas voltas depois Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, rodou na curva 1 do circuito turco e ficou em posição perigosa. O SC entrou mas demorou a entrar. Nos replays da rodada apareceu que a equipe Toro Rosso usava, como a Ferrari, calotas na rodas traseiras (novidade que apareceu neste fim de semana). As calotas têm a função de diminuir a turbulência nas rodas. No momento em que o SC entrou Massa, Shumacher e Alonso foram para os boxes ao mesmo tempo, como Massa estava na frente de Shumacher, o alemão teve que esperar a parada de Felipe e fazer a troca de pneus e reabastecimento. Enquanto a Ferrari fazia esta “ginastica” a Renault fez a parada de Alonso que saiu na frente do rival no campeonato. Este problema para a Ferrari quebrava a possibilidade de a equipe fazer jogo de equipe.

Depois do reinicio da corrida, dois pilotos se destacaram pelo número de ultrapassagens: Kubica e Barrichello. Ambos deram uma aula de ultrapassagens, mas Barrichello foi o que teve mais trabalho. O brasileiro teve pela frente o italiano Jarno Trulli, um dos pilotos mais difíceis de se ganhar posição. Com isto por algumas voltas Rubinho brigou com Trulli pela posição.

O piloto japonês Sakon Yamamoto, da Super Aguri, fazia uma corrida razoável quando rodou e abandonou a prova. Yamamoto parece que é bem melhor que o compatriota Yuji Ide. Yamamoto não faz tantas besteiras e consegue colocar um carro em posições um pouco mais dignas que Ide. Já é um progresso para os japoneses na Fórmula 1 que tem fama de pilotos desastrados.

Outro piloto que fazia boa corrida e acabou abandonando foi Nico Rosberg que perdeu de água no motor e abandonou a prova. Uma atitude interessante foi que quando entrava nos pits o alemão tinha David Coulthard atrás. Rosberg ao ver que atrapalharia Coulthard abriu na entrada dos pits deixando o escocês passar.

Na volta 28, Shumacher fez uma volta 4s732 acima da de Alonso. O motivo foi uma escapada na curva 8 do circuito. Esta escapa fez com que na segunda parada de Shumacher, o alemão não voltasse na frente de Alonso.

Com 30 voltas de corrida Pedro De La Rosa fez sua primeira para na corrida, mostrando que o fato de não estar bem na prova era o fato de estar pesado. Neste momento Barrichello avançava na prova, conquistando várias posições. Nesta altura os pilotos já mostravam grande cansaço, já que não estão acostumados a correr em circuito com sentido anti-horário. Voltas depois em uma das boas disputas da prova Mark Webber e Kubica protagonizaram uma cena interessante: quando Kubica errou a entrada da curva 8 e saiu por alguns metros da pista, Webber seguiu Kubica fazendo exatamente o mesmo traçado que o polonês.

Faltando 13 voltas Shumacher fez o mais ofensivo ataque da corrida toda. Durante as 13 voltas finais Alonso sustentou a posição com muita destreza. No final Alonso 1 décimo a frente de Shumacher. Como a Ferrari não conseguiu fazer o jogo de equipe teve que contar com Felipe Massa para evitar um estrago maior no campeonato de pilotos e dar um salto no campeonato de construtores.

Confira os resultados da corrida:
1)Felipe Massa - Ferrari

2) Fernando Alonso - Renault

3) Michael Schumacher - Ferrari

4) Jenson Button - Honda

5) Pedro De La Rosa - McLaren

6) Giancarlo Fisichella - Renault

7) Ralf Schumacher - Toyota

8) Rubens Barrichello - Honda

9) Jarno Trulli - Toyota

10) Mark Webber - Williams

11) Christian Klien - Red Bull

12) Robert Kubica - BMW-Sauber

13) Scott Speed - Toro Rosso

14) Nick Heidfeld - BMW-Sauber

15) David Coulthard - Red Bull

16) Takuma Sato - Super Aguri

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