Felipe Massa venceu o GP do Brasil de Fórmula 1 que foi disputado no últmo domingo em São Paulo. O brasileiro quebrou um tabu de 13 anos sem vitória de um brasileiro em Interlagos pela F1. A corrida que marcou várias despedidas, entre elas a de Michael Schumacher, foi muito boa.
Começando pela sexta-feira, como de praxe os pilotos reservas comandaram os treinos livres, destaque para Alexander Wurz da Williams que conseguiu o primeiro tempo no segundo treino livre. Kimi Raikkonen foi quem fez o primeiro tempo no outro treino da sexta-feira.
No sábado a Ferrari mostrou que realmente queria o título de construtores. No treino livre, Felipe Massa fez o tempo de 1min11s443 conseguindo o melhor tempo do treino, seguido por Michael Schumacher que obteve a marca de 1min11s631. Na classificação a Ferrari deu um show. Na primeira parte do treino Felipe Massa colocou 0s790 em Schumacher. O alemão deu o troco na segunda parte do treino conseguindo a primeira posição com o tempo de 1min10s313 contra 1min10s775 de Felipe Massa. Mas nem tudo se tornou rosas na superclassificação. Logo na saída para a pista a Ferrari de Schumacher teve um problema na bomba de combustível e o alemão não marcou tempo ficando com a décima posição. Com o problema do companheiro, Felipe Massa sobrou e fez a sua terceira pole com uma sobra de 0s619. Enquanto isso Fernando Alonso que só precisava de um oitavo lugar na corrida, fazia o quarto tempo na classificação.
De sábado para domingo tudo já apontava para uma vitória de Felipe Massa. Na largada Massa disparou não dando chances de ataque para Raikkonen. Quando o brasileiro já abria 1s, na primeira volta, surge a brandeira amarela. Nico Roberg, que já tinha batido com o companheiro Mark Webber logo após a largada, bateu na curva do Café, que como disse Luciano Burti na transmissão: “Com tempo seco a curva do Café não é curva, é uma reta”. Rosberg saiu do carro andando, mas como Alonso em 2003, ficou muito atordoado, o que é normal para um acidente que foi em um dos pontos mais rápidos da pista.
Na continuidade da corrida Massa conseguiu abrir uma vantegem de 10s logo no começo da prova. Enquanto o brasileiro fazia uma corrida tranqüila Schumacher ganhava posições. E em uma dessas disputas o alemão encontrou Giancarlo Fisichella. O companheiro de Alonso não conseguiu manter a posição, mas na entrada do “S do Senna”, sem intenção o italiano tocou de leve a roda traseira esquerda do alemão, o toque foi tão leve que não quebrou a asa dianteira do Renault número 2. O toque furou o pneu de Schumacher que teve que ir aos boxes trocá-lo. O alemão voltou em último.
Com o caminho livre Felipe Massa apenas se preocupou em levar a Ferrai até o final da prova. E Alonso, que só precisava de um oitavo lugar conseguiu conquistar posições e chegou em segundo garantindo o seu segundo título. Fechando o podium, Jenson Button da Honda, o inglês largou da 14a. posição e fez uma bela corrida. Outros destaques da corrida foram as Super Aguris que durante o ano se arrastaram pelas pistas, em Interlagos conseguiram um 10o. lugar (com Takuma Sato) e um 16o. (com Sakon Yamamoto). Yamamoto conseguiu a sétima melhor volta da prova, 1min13s379 contra a melhor da prova que foi de Schumacher marcando 1min12s162.
Shumacher que mesmo tendo uma frustação no inicio da prova não se abateu e fez uma de suas melhores corridas na F1 mostrando que ainda está em forma. O alemão deu um show durante a corrida. Por pelo menos duas vezes seu carro deu sustos, mas Michael ignorou isto e fez uma brilhante corrida de recuperação. Em sua última ultrapassagem, sobre Kimi Raikkonen, o alemão viu o finlandês jogar a McLaren para a parte interna da pista, e quando o Raikkonen abriu o mínimo para fazer a primeira curva do circuito, Schumacher jogou a sua Ferrari entre o muro e a McLaren de Raikkonen fazendo uma belíssima ultrapassagem, talvez a melhor da prova.
Confira o resultado final da prova:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 71 voltas em 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda/M), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 2 voltas
17) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 6 voltas
18) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 15/câmbio
19) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 11/suspensão
20) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 10/suspensão
21) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
22) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
B — Bridgestone
M — Michelin
Confira a classificação final do Campeonato:
Pilotos:
1) Fernando Alonso, 134 pontos
2) Michael Schumacher, 121
3) Felipe Massa, 80
4) Giancarlo Fisichella, 72
5) Kimi Raikkonen, 65
6) Jenson Button, 56
7) Rubens Barrichello, 30
8) Juan Pablo Montoya, 26
9) Nick Heidfeld, 23
10) Ralf Schumacher, 20
11) Pedro De La Rosa, 19
12) Jarno Trulli, 15
13) David Coulthard, 14
14) Mark Webber, 7
15) Jacques Villeneuve, 7
16) Robert Kubica, 6
17) Nico Rosberg, 4
18) Christian Klien, 2
19) Vitantonio Liuzzi, 1
Construtores:
1) Renault, 206 pontos
2) Ferrari, 201
3) McLaren-Mercedes, 110
4) Honda, 86
5) Sauber-BMW, 36
6) Toyota, 35
7) RBR-Ferrari, 16
8) Williams-Cosworth, 11
9) STR-Cosworth, 1
Começando pela sexta-feira, como de praxe os pilotos reservas comandaram os treinos livres, destaque para Alexander Wurz da Williams que conseguiu o primeiro tempo no segundo treino livre. Kimi Raikkonen foi quem fez o primeiro tempo no outro treino da sexta-feira.
No sábado a Ferrari mostrou que realmente queria o título de construtores. No treino livre, Felipe Massa fez o tempo de 1min11s443 conseguindo o melhor tempo do treino, seguido por Michael Schumacher que obteve a marca de 1min11s631. Na classificação a Ferrari deu um show. Na primeira parte do treino Felipe Massa colocou 0s790 em Schumacher. O alemão deu o troco na segunda parte do treino conseguindo a primeira posição com o tempo de 1min10s313 contra 1min10s775 de Felipe Massa. Mas nem tudo se tornou rosas na superclassificação. Logo na saída para a pista a Ferrari de Schumacher teve um problema na bomba de combustível e o alemão não marcou tempo ficando com a décima posição. Com o problema do companheiro, Felipe Massa sobrou e fez a sua terceira pole com uma sobra de 0s619. Enquanto isso Fernando Alonso que só precisava de um oitavo lugar na corrida, fazia o quarto tempo na classificação.
De sábado para domingo tudo já apontava para uma vitória de Felipe Massa. Na largada Massa disparou não dando chances de ataque para Raikkonen. Quando o brasileiro já abria 1s, na primeira volta, surge a brandeira amarela. Nico Roberg, que já tinha batido com o companheiro Mark Webber logo após a largada, bateu na curva do Café, que como disse Luciano Burti na transmissão: “Com tempo seco a curva do Café não é curva, é uma reta”. Rosberg saiu do carro andando, mas como Alonso em 2003, ficou muito atordoado, o que é normal para um acidente que foi em um dos pontos mais rápidos da pista.
Na continuidade da corrida Massa conseguiu abrir uma vantegem de 10s logo no começo da prova. Enquanto o brasileiro fazia uma corrida tranqüila Schumacher ganhava posições. E em uma dessas disputas o alemão encontrou Giancarlo Fisichella. O companheiro de Alonso não conseguiu manter a posição, mas na entrada do “S do Senna”, sem intenção o italiano tocou de leve a roda traseira esquerda do alemão, o toque foi tão leve que não quebrou a asa dianteira do Renault número 2. O toque furou o pneu de Schumacher que teve que ir aos boxes trocá-lo. O alemão voltou em último.
Com o caminho livre Felipe Massa apenas se preocupou em levar a Ferrai até o final da prova. E Alonso, que só precisava de um oitavo lugar conseguiu conquistar posições e chegou em segundo garantindo o seu segundo título. Fechando o podium, Jenson Button da Honda, o inglês largou da 14a. posição e fez uma bela corrida. Outros destaques da corrida foram as Super Aguris que durante o ano se arrastaram pelas pistas, em Interlagos conseguiram um 10o. lugar (com Takuma Sato) e um 16o. (com Sakon Yamamoto). Yamamoto conseguiu a sétima melhor volta da prova, 1min13s379 contra a melhor da prova que foi de Schumacher marcando 1min12s162.
Shumacher que mesmo tendo uma frustação no inicio da prova não se abateu e fez uma de suas melhores corridas na F1 mostrando que ainda está em forma. O alemão deu um show durante a corrida. Por pelo menos duas vezes seu carro deu sustos, mas Michael ignorou isto e fez uma brilhante corrida de recuperação. Em sua última ultrapassagem, sobre Kimi Raikkonen, o alemão viu o finlandês jogar a McLaren para a parte interna da pista, e quando o Raikkonen abriu o mínimo para fazer a primeira curva do circuito, Schumacher jogou a sua Ferrari entre o muro e a McLaren de Raikkonen fazendo uma belíssima ultrapassagem, talvez a melhor da prova.
Confira o resultado final da prova:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 71 voltas em 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda/M), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 2 voltas
17) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 6 voltas
18) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 15/câmbio
19) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 11/suspensão
20) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 10/suspensão
21) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
22) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
B — Bridgestone
M — Michelin
Confira a classificação final do Campeonato:
Pilotos:
1) Fernando Alonso, 134 pontos
2) Michael Schumacher, 121
3) Felipe Massa, 80
4) Giancarlo Fisichella, 72
5) Kimi Raikkonen, 65
6) Jenson Button, 56
7) Rubens Barrichello, 30
8) Juan Pablo Montoya, 26
9) Nick Heidfeld, 23
10) Ralf Schumacher, 20
11) Pedro De La Rosa, 19
12) Jarno Trulli, 15
13) David Coulthard, 14
14) Mark Webber, 7
15) Jacques Villeneuve, 7
16) Robert Kubica, 6
17) Nico Rosberg, 4
18) Christian Klien, 2
19) Vitantonio Liuzzi, 1
Construtores:
1) Renault, 206 pontos
2) Ferrari, 201
3) McLaren-Mercedes, 110
4) Honda, 86
5) Sauber-BMW, 36
6) Toyota, 35
7) RBR-Ferrari, 16
8) Williams-Cosworth, 11
9) STR-Cosworth, 1
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