A França dominou o Rali Lisboa-Dacar. Nos carros conquistou uma trinca histórica e nas motos uma dobradinha, somente nos caminhões a França não teve um representante nas primeiras posições.
Nas motos Cyril Déspres confirmou o bicampeonato após a queda de Marc Coma na sexta-feira, sem possibilidades de ser incomodado, Déspres passeou no domingo. Cyril Déspres completou o Lisboa-Dacar com sua KTM 690 em 51h36min53s.
Na segunda posição, nas motos, com uma KTM 690 veio o também francês David Casteu a 34min19s de Déspres. Na terceira posição geral apareceu o estado unidense Chris Blais a 52min06s também com uma KTM 690.
Completando os cinco primeiros, vieram Pal Anders Ullevalsester, o norueguês terminou o rali a 1h37min57s também com uma KTM 690. Na quinta posição apareceu o português Helder Rodrigues com uma Yamaha 450 a 2h30min41s
Os brasileiros tiveram muitos problemas durante o Rali. Jean Azevedo ficou parado no meio do deserto na sexta etapa, o que acabou prejudicando muito sua posição geral no rali. Jean Azevedo chegou a ganhar a penúltima etapa do rali, mas acabou terminando na 25a. à 9h44min45s do vencedor com sua KTM 690. O outro brasileiro que conseguiu terminar o rali foi Carlos Ambrósio, que terminou na 50a. posição com uma KTM 690 a 16h26min26s de Déspres.
Já nos carros a França fez uma trinca histórica. Stéphane Peterhansel, da Mitsubishi, Luc Alphand, com uma Pajero, e Jean-Louis Schlesser, com um Schlesser-Ford-Raid, foram os três primeiros entre os carros no Rali Lisboa-Dacar.
Stéphane Peterhansel venceu pela terceira vez nos carros, e assim conquistando seu nono título (seis nas motos) no maior rali do mundo. O Peterhansel junto com o navegador francês Jean-Paul Cottret terminou o rali em 45h53min37s. O segundo, Luc Alphand, terminou a 7min26s de Peterhansel. Jean-Louis Schlesser terminou o trajeto a 1h33min57s do vencedor.
Como nas motos os brasileiros que disputaram o rali nos carros tiveram muitos problemas em todo o percurso. Paulo Nobre ficou na 37a. posição, a 18h16min01s do líder. Raimburgo Ximenes ficou em 52o., a 23h22min46s e Klever Kolberg terminou em 57o., a 27h34min08s de Peterhannsel.
Nos caminhões os franceses não foram tão felizes quantos nos carros nas motos. O holandês Hans Stacey ganhou com folga nos caminhões. A diferença de Stacey para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev, foi de 3h10min52s. Hans Stacey terminou o Dacar em 54h03min05s com seu caminhão MAN TGA. O terceiro colocado no geral foi o tcheco Ales Loprais. Loprais ficou a 4h45min30s de Stacey.
O brasileiro André Azevedo terminou na quinta posição geral a 5h15min57s com o Trata 815. O brasileiro ganhou várias posições nas etapas finais do rali, chegando a ter chances de alcançar a terceira colocação no geral antes da última etapa.
Nas motos Cyril Déspres confirmou o bicampeonato após a queda de Marc Coma na sexta-feira, sem possibilidades de ser incomodado, Déspres passeou no domingo. Cyril Déspres completou o Lisboa-Dacar com sua KTM 690 em 51h36min53s.
Na segunda posição, nas motos, com uma KTM 690 veio o também francês David Casteu a 34min19s de Déspres. Na terceira posição geral apareceu o estado unidense Chris Blais a 52min06s também com uma KTM 690.
Completando os cinco primeiros, vieram Pal Anders Ullevalsester, o norueguês terminou o rali a 1h37min57s também com uma KTM 690. Na quinta posição apareceu o português Helder Rodrigues com uma Yamaha 450 a 2h30min41s
Os brasileiros tiveram muitos problemas durante o Rali. Jean Azevedo ficou parado no meio do deserto na sexta etapa, o que acabou prejudicando muito sua posição geral no rali. Jean Azevedo chegou a ganhar a penúltima etapa do rali, mas acabou terminando na 25a. à 9h44min45s do vencedor com sua KTM 690. O outro brasileiro que conseguiu terminar o rali foi Carlos Ambrósio, que terminou na 50a. posição com uma KTM 690 a 16h26min26s de Déspres.
Já nos carros a França fez uma trinca histórica. Stéphane Peterhansel, da Mitsubishi, Luc Alphand, com uma Pajero, e Jean-Louis Schlesser, com um Schlesser-Ford-Raid, foram os três primeiros entre os carros no Rali Lisboa-Dacar.
Stéphane Peterhansel venceu pela terceira vez nos carros, e assim conquistando seu nono título (seis nas motos) no maior rali do mundo. O Peterhansel junto com o navegador francês Jean-Paul Cottret terminou o rali em 45h53min37s. O segundo, Luc Alphand, terminou a 7min26s de Peterhansel. Jean-Louis Schlesser terminou o trajeto a 1h33min57s do vencedor.
Como nas motos os brasileiros que disputaram o rali nos carros tiveram muitos problemas em todo o percurso. Paulo Nobre ficou na 37a. posição, a 18h16min01s do líder. Raimburgo Ximenes ficou em 52o., a 23h22min46s e Klever Kolberg terminou em 57o., a 27h34min08s de Peterhannsel.
Nos caminhões os franceses não foram tão felizes quantos nos carros nas motos. O holandês Hans Stacey ganhou com folga nos caminhões. A diferença de Stacey para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev, foi de 3h10min52s. Hans Stacey terminou o Dacar em 54h03min05s com seu caminhão MAN TGA. O terceiro colocado no geral foi o tcheco Ales Loprais. Loprais ficou a 4h45min30s de Stacey.
O brasileiro André Azevedo terminou na quinta posição geral a 5h15min57s com o Trata 815. O brasileiro ganhou várias posições nas etapas finais do rali, chegando a ter chances de alcançar a terceira colocação no geral antes da última etapa.
Fotos retiradas do site Autosport.
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