15 janeiro 2007

F1: A esperança japonesa

Ficha técnica:
Monocoque: fibra de carbono
Tanque de combustível: ATL
Suspensão dianteira: triângulos duplos e demais elementos construídos em fibra de carbono.
Suspensão traseira: triângulos duplos e demais elementos construídos em fibra de carbono.
Amortecedores: Penske
Rodas: BBS, de magnésio

Pneus: Bridgestone
Pinças de freio: Brembo
Cilindros de freio: Brembo
Material dos freios: Hitco (carbono)
Esterço: Toyota
Volante: Toyota/Magneti Marelli, feito em fibra de carbono
Banco: feito em fibra de carbono, moldado na forma dos pilotos
Cinto de segurança: Takata
HANS: Toyota
Sistemas eletrônicos: Toyota/Magneti Marelli
Transmissão: sete marchas, além da ré

Dimensões:
Distância entre eixos: 3.090 mm
Comprimento: 4.530 mm
Altura: 950 mm
Largura: 1.800 mm
Peso: 600 kg, incluindo piloto e câmera onboard

Dados do motor:
Nome: RVX-07
Cilindros: oito
Capacidade: 2.398cc
Potência: 740 cavalos, aproximadamente
Rotações por minuto: máximo de 19 mil, como exigido pela FIA
Ativação de válvulas: pneumática
Ativação de acelerador: hidráulica
Velas de ignição: DENSO
Combustível: Esso
Lubrificantes: Esso

Esta é a ficha técnica do TF107, o carro com o qual a Toyota vai disputar a temporada 2007 de Fórmula 1. A primeira equipe a apresentar o carro para 2007 (sexta-feira, 12/01), vê no TF107 a chance de crescer e apagar o fiasco de 2006 quando foi apenas sexta colocada no campeonato de construtores. Por isso no lançamento do carro a equipe durante toda a apresentação falou de sua meta em 2007: vencer. Para isso, conta com um carro totalmente reformulado. Estas mudanças foram acentuadas na aerodinâmica do TF107. “Aparentemente, sua principal mudança é vista na parte frontal: o bico é mais alto, as asas levam curvas mais acentuadas em seu design e a suspensão tem uma geometria radical”, é o que diz o site Grande Prêmio na analise do carro nipi-germânico.

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