02 abril 2008

Trocas de liderança

Com um pouco de atraso, mas vou falar do que aconteceu no final de semana

WRC, Nascar, Moto GP com troca de liderança e Fórmula Indy "reestréia" junto com a Indy Ligths. Final de semana agitado!

Nascar:
Começando pela categoria americana que realizou a sua corrida em Martinsville e teve vitória de Denny Hamlin. A liderança do campeonato agora é de Jeff Burton, terceiro na corrida. Kyle Busch, o então líder do campeonato rodou, voltou e abandonou por problemas no câmbio. Jeff Gordon foi o segundo. Um dado interessante, a Chevrolet colocou seis carros entre os dez primeiros (Jeff Gordon (2º), Jeff Burton (3º), Jimmie Johnson (4º), Dale Earnhardt Jr.(6º), Casey Mears (7º) e Clint Bowyer (10º)), mas Denny Hamlin usa um modelo Camry da Toyota. Além de Hamlin, apenas mais um carro da montadora japonesa terminou entre os dez primeiros, Tony Stewart em quinto. A Ford também colocou apenas dois carros no TOP 10 (Jamie McMurray (8º) e Carl Edwards (9º)). O campeonato segue assim: Jeff Burton (915 pontos), Kevin Harcick (876 pontos), Greg Biffle (855 pontos), Dale Earnhardt Jr. (846 pontos), Kyle Busch (831 pontos), Tony Stewart (811 pontos), Kasey Kahne (786 pontos), Jeff Gordon (749 pontos), Jimmie Johnson (746 pontos), Ryan Newman (741 pontos) e Clint Bowyer (740 pontos) fecham os dez primeiros. Juan Pablo Montoya é o 17º com 633 pontos, Sam Hornish Jr. ocupa a 35ª posição com 435 pontos, Dario Franchitti, campeão da IRL, vem na 37ª colocação com 416 pontos.

Moto GP:
Vitória do espanhol Daniel Pedrosa no GP da Espanha. O espanhol dominou toda a prova e venceu com certa tranquilidade o GP espanhol realizado em Jerez, na Espanha. Destaque para Valentino Rossi que largou em quinto e chegou na segunda colocação. Completando os três primeiros terminou Jorge Lorenzo. Agora Pedrosa é o líder do campeonato (41 pontos), com o estreante Jorge Lorenzo em segundo (36 pontos) e Valentino Rossi em terceiro (31 pontos). Casey Stoner, atual campeão da categoria, é apenas o quarto (30 pontos).

Fórmula Indy:
Largou na ponta e terminou assim. Foi o que aconteceu com Scott Dixon no sábado, durante a etapa de abertura da Fórmula Indy em Homestead, Miami. Mas isso não significa que o neo-zelandês dominou a corrida. Dixon viu a vitória cair no seu colo quando faltavam sete voltas para o final da corrida. Tony Kanaan, então líder, bateu com o retardatário Ernesto Viso rodou e atingiu o pneu dianteiro esquerdo do carro do brasileiro. A bandeira verde foi dada faltando três voltas para o final e Kanaan recebeu bandeira preta e foi obrigado a abandonar. Marco Andretti foi o segundo e Dan Wheldon que largou da última posição do grid terminou em terceiro. Wheldon foi o destaque da corrida pelo desempenho mostrado durante toda a prova tendo excelente recuperação. Dos brasileiros: Hélio Castroneves foi o melhor com uma quarta colocação, Kanaan ainda terminou em oitavo e Vitor Meira foi o 10º com três voltas de atraso. Dos brasileiros que vieram da ChampCar, o estreante Mario Moraes foi o melhor, 16ª colocação. Enrique Bernoldi e Bruno Junqueira abandonaram a prova. Dixon é o líder do campoento com 50 pontos. Em seguida vem Marco Andretti (43 pontos), Dan Wheldon (35 pontos), Hélio Castroneves (32 pontos) e Ed Carpenter (30 pontos) que completam os cinco primeiros da tabela.

WRC:
Sébastien Loeb venceu o Rali da Argentina, válido pelo campeonato Mundial de Rali. O francês da Citroën ganhou com folgas para Chris Atkinson, da Subaru. Daniel Sordo, companheiro de Loeb, fechou os três primeiros. O campeonato tem como novo líder o próprio Loeb (30 pontos) com Mikko Hirvonen (25 pontos) e Chris Atkinson (22 pontos) na seqüência. Jari-Matti Latvala (16 pontos) e Gigi Galli (11 pontos) fecham os cinco primeiros.

250cc:
Na 250 a vitória em Jerez ficou com o finlandês Mika Kallio. O italiano Mattia Pasini e o japonês Yuki Takahashi fecharam os três primeiros. Pasini é o líder (45 pontos) com Mika Kallio em segundo (41 pontos) e o espanhol Hector Barberá em terceiro (31 pontos).

125cc:
Também em Jerez, a 125cc teve como vencedor o italiano Simone Corsi, com Nicolas Terol(FRA) e Bradley Smith(ING) fechando o pódio. Com 34 pontos Corsi é o líder do campeonato. Stefan Bradl(ING) é o segundo com 29 pontos e Nicolas Terol é o terceiro com 26 pontos.

Indy Lights:
Na categoria de base da Fórmula Indy a vitória ficou com Dillon Battistini com Richard Antinucci e Brent Shermann em terceiro. Dos brasileiros: Bia Figueiredo terminou na sétima posição e Raphael Matos o oitavo. Battistini lídera com 50 pontos. Antinucci tem 42 e Brent Sherman tem 35 pontos.

Nenhum comentário: