17 outubro 2009

GP do Brasil - 2º dia


- Sebastian Vettel larga em 16º.

- Jenson Button em 14º.

- Rubens Barrichello em 1º.

- Treino de duas horas.

Estes quatro fatos foram os principais de um treino classificatório que teve mais tempo de bandeira vermelha do que de bandeira verde e atividades na pista. E nestes destaques é onde mora a surpresa. A Brawn reconhecidamente tem problemas de desempenho em temperaturas amenas e condições adversas, já a Red Bull não tem problema nenhum, parece que o carro desliza com facilidade na pista.

Mas hoje não foi bem assim. Logo na primeira parte do treino ficaram de fora do resto da classificação as favoritas McLarens e Sebastian Vettel, da Red Bull. O intervalo entre o Q1 e o Q2 foi maior do que o normal por causa da chuva que já tinha paralisado a primeira parte da classificação.

Logo que começou o Q2 Vitantonio Liuzzi bateu forte por aquaplanagem. A pista foi limpa rapidamente, mas a chuva piorou e gerou a maior paralização do dia. Pela manhã o terceiro treino livre só teve 20 minutos.

Os trabalhos recomeçaram e Button não conseguiu sequer entrar na zona do Top 10 enquanto Rubens Barrichello sofria para se manter nela. Até que no finalzinho Barrichello acabou fazendo uma volta que no momento garantiu o terceiro posto. Conforme os adversários melhoravam os seus tempos Barrichello despencava na tabela até terminar o Q2 em décimo.

E no Q3 foi onde houve a batalha e a surpresa do dia. Mark Webber e Adrian Sutil chegaram a ameaçar a pole do brasileiro, só que Barrichello fez jus a sua fama de “pato” e cravou a pole.

Pole importante não só para a corrida aqui no Brasil como para o campeonato. O detalhe está no fato de Button largar apenas em 14º e Vettel ter apenas o 16º tempo. O brasileiro tem larga vantagem para a corrida e, dependendo do seu peso, pode abrir larga vantagem para os adversários e também para os concorrentes ao título.

E agora a pouco saíram os pesos e a notícia de que Liuzzi trocou o câmbio e perdeu cinco posições no grid. O italiano larga da última posição e Vettel ganhou uma posição no grid. Barrichello junto com Nick Heidfeld (18º) é o mais leve do grid. Para mais cedo, para isso terá que abrir vantagem logo de cara para voltar a frente de Mark Webber e Adrian Sutil que tem pelo menos duas voltas a mais que o brasileiro na pista. Como nesta classificação e na carreira de Rubens Barrichello, nada é fácil para ele e se este título vier para ele também será tão difícil como foi a sua vida na Fórmula 1. Mas para quem largou da 18ª posição e venceu isso não é nada.

Confira os tempos da classificação para o GP do Brasil de Fórmula 1:

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