Atualizado às 23h50
E a vitória acabou ficando com Mark Webber. Como já tinha falado no PIT STOP várias vezes, eu acreditava que a Brawn não comandaria as atividades aqui no Brasil e continuo acreditando que não vá dominar em Abu Dhabi. Ontem foi um exceção por causa da chuva, mas hoje com o tempo seco e muito quente Webber foi lá e passeou em Interlagos. Boa corrida da Red Bull que mostrou consistência durante esta corrida e nas outras que venceu durante a temporada.
Meus destaques da corrida são:
- Kamui Kobayashi: o japonês na corrida de estreia correu bem e teve muita personalidade ao disputar posições com Button e CIA LTDA;
- Jenson Button: boa corrida e apenas fez o necessário para assegurar o título;
- Lewis Hamilton: largou da 17ª posição e fez uma metade final fantástica. O único pecado foi ter tocado em Rubens Barrichello no momento da ultrapassagem. Quebrou asa do próprio carro e furou o pneu do brasileiro.
E quem poderia imaginar que a grande adversária da Brawn poderia "dar" o título assim. A vitória de Mark Webber apenas facilitou as coisas para Jenson Button e a equipe dos carrinhos brancos. O quinto lugar do inglês acabou dando o título não apenas para ele próprio mas para a equipe que ressurgiu das cinzas no início da temporada após estar mortinha mortinha quando a Honda fez o anúncio que não disputaria mais pela Fórmula 1.
Não querendo colocar a culpa em Rubens Barrichello, até porque torci bastante para ele, mas o seu campeonato acabou refletindo o quê ele fez durante algumas corridas do ano. Quando o brasileiro precisa pisar ele não fazia isso. Nos GPs da Europa e da Itália foi onde ocorreram as exceções. Nestas duas provas em que venceu ele foi o mais rápido quase todo o tempo. Em GPs como o da Espanha, Japão, Brasil, e mais uns dois que não me recordo quais, ele simplesmente fez um segundo trecho de corrida muito ruim sendo o mais lento dos ponteiros. Após o GP da Espanha, no início da temporada, Ross Brawn que não houve jogo de equipe e digo que não houve mesmo. Por algum motivo, que não sabemos qual é, ele foi muito mal neste bendito segundo trecho. No final ainda teve o pneu furado na disputa com Lewis Hamilton e caiu para oitavo, entregando o título para Button.
Assim ele fez no Japão onde parecia estar anestesiado e pareceu não se preocupar com a marcação de Jenson Button.
Já Vettel e Webber pouco tiveram a fazer, mas quando tiveram a oportunidade eles aproveitaram. Isso tanto é verdade que Vettel venceu três corridas e Webber outras duas.
Pensando por este lado o título foi muito merecido. Abaixo você confere o resultado final da corrida. Mais tarde coloco a classificação de pilotos e construtores.
Campeonato de Pilotos:
1) Jenson Button - 89 pts - Campeão
2) Sebastian Vettel - 74 pts
3) Rubens Barrichello - 72 pts
4) Mark Webber - 61,5 pts
5) Lewis Hamilton - 49 pts
6) Kimi Raikkonen - 48 pts
7) Nico Rosberg - 34,5 pts
8) Jarno Trulli - 30,5 pts
9) Fernando Alonso - 26 pts
10) Timo Glock - 24 pts
11) Felipe Massa - 22 pts
12) Heikki Kovalainen - 22 pts
13) Robert Kubica - 17 pts
14) Nick Heidfeld - 15 pts
15) Giancarlo Fisichella - 8 pts
16) Adrian Sutil - 5 pts
17) Sebastien Buemi - 5 pts
18) Sebastien Bourdais - 2 pts
19) Kazuki Nakajima - 0 pt
20) Kamui Kobayashi - 0 pt
21) Nelsinho Piquet - 0 pt
22) Vitantonio Liuzzi - 0 pt
23) Romain Grosjean - 0 pt
24) Jaime Alguersuari - 0 pt
25) Luca Badoer - 0 pt
Campeonato de Construtores:
1) Brawn GP-Mercedes - 161 pts - Campeã
2) Red Bull-Renault - 135,5 pts
3) McLaren-Mercedes - 71 pts
4) Ferrari - 70 pts
5) Toyota - 54,5 pts
6) Williams-Toyota - 34,5 pts
7) BMW Sauber - 32 pts
8) Renault - 26 pts
9) Force India-Mercedes - 13 pts
10) Toro Rosso-Ferrari - 7 pts
Nenhum comentário:
Postar um comentário