17 janeiro 2010

Rali Dacar: 12º dia

12ª etapa (14/01/2010)
San Juan (ARG) > San Rafael (ARG)
Total: 796 km | Especiais: 476 km

O 12º dia de competições começou com a notícia de que o italiano Luca Manca, que sofreu um grave acidente na sexta etapa do Dacar, saiu do coma induzido e reagia bem ao tratamento. Segundo os médicos a recuperação do piloto é boa e Manca já respirava sem a ajuda de aparelhos.

O holandês Frans Verhoeven, que tinha vencido a 11ª etapa, perdeu a vitória como punição por ter tomado um caminho errado e ter pedido orientação a um policial argentino durante a etapa entre Santiago, no Chile, e San Juan, na Argentina. Outros pilotos que cometeram o mesmo erro também foram punidos. Marc Coma, que tinha terminado a etapa no segundo lugar, herdou a vitória do estágio.

Nas motos, a vitória do trajeto entre as cidades argentinas de San Juan e San Rafael ficou com o chileno Francisco Lopez Contardo. Cyril Despres ainda manteve a ponta do rali.

O francês Christophe Declerck foi o vencedor entre os quadriciclos com o tempo de 4h52min22s na etapa de número 12 do Dacar. Marcos Patronelli terminou o estágio com o terceiro tempo, mas ainda manteve a ponta entre os quadriciclos.

Nos carros, a dupla que lidera o rali venceu e abriu uma pequena diferença para os segundos colocados da prova. Os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz terminaram 52 segundos a frente dos companheiros de equipe Nasser Al-Attiyah (CAT) e Timo Gottschalk (ALE), companheiros de Volkswagen e que ocupam o segundo lugar no rali.

O trio formado por Vladimir Chagin (RUS), Sergey Savostin (RUS) e Eduardo Nikolaev (RUS) venceu novamente e continua a ampliar a vantagem na ponta do Dacar entre os caminhões.

Nenhum comentário: