14ª etapa
Santa Rosa (ARG) > Buenos Aires (ARG)
Total: 707 km | Especiais: 206 km
Mesmo terminando em sexto a última etapa do Dacar o francês Cyril Despres tornou-se o primeiro campeão do maior rali do mundo em 2010. Despres já tinha uma folga de mais de uma hora e contou com isso para chegar à vitória do Dacar em 2010. O francês terminou o rali com o tempo de 51h10min37s com uma vantagem para Pal Anders Ullevalseter (NOR), segundo na competição, de 1h02min52s. Francisco Lopez Contardo (CHI) terminou o Dacar no terceiro lugar.
Rafal Sonik venceu entre os quadriciclos a última etapa do Dacar. Mesmo assim o título do rali terminou nas mãos de Marcos Patronelli (ARG), que terminou a última especial em sexto, que completou o Dacar com o tempo de 64h17min44s com uma vantagem de 2h22min59s para o irmão Alejandro Patronelli (ARG). No terceiro posto ficou o espanhol Juan Manuel Gonzalez.
A disputa entre os carros estava bem apertada e qualquer vitória poderia ser muito importante. Por isso os pilotos Nasser Al-Attiyah (CAT), segundo entre os carros, e Carlos Sainz (ESP), líder nos carros, apertaram o ritmo desde o princípio do último estágio. Al-Attiyah com o navegador Timo Gottschalk (ALE) venceram a última especial, mas não com a diferença suficiente para tirar a vitória do duo formado por Sainz e Lucas Cruz (ESP). No final Sainz e Cruz completaram o Dacar com 47h10min00s com a pequena diferença de 2min12s para os companheiros de equipe.
Nos caminhões o título já estava praticamente assegurado para o trio formado por Vladimir Chagin (RUS), Sergey Savostin (RUS) e Eduard Nikolaev (RUS) que acabaram campeões. A novidade da última etapa ficou por conta da vitória de Ilgizar Mardeev (RUS), Viatcheslav Mizyukaev (RUS) e Andrey Karginov (RUS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário