30 junho 2010

As mudanças da F1 para 2011

Confira as mudanças que foram propostas pela FIA e foram aprovadas para a Fórmula 1 em 2011:
- Pirelli será nova fornecedora de pneus, com contrato até 2013;
- O retorno dos 107% na classificação (caso o carro que não tenha atingido os 107% na classificação tenha marcado tempos dentro do limite durante os treinos livres, o piloto poderá participar da corrida somente se os comissários permitirem);
- Os carros têm que chegar aos boxes pelas próprias forças durante a classificação. para evitar o quê aconteceu com Lewis Hamilton em Montreal. O inglês não conseguiu retornar para os boxes por estar sem combustível no carro;
- O peso mínimo será de 640 kg, por causa de um provável retorno do KERS na próxima temporada;
- Durante a classificação, os pilotos terão um tempo máximo de volta que será definido durante cada final de semana. Tudo evitar que um piloto atrapalhe uma volta rápida durante o treino que define o grid;
- Duto frontal, criado pela McLaren, está proibido na próxima temporada;
- A asa móvel será a traseira e não mais a dianteira em 2011. O conjunto ajustável só poderá ser instalado na asa traseira e não mais na dianteira como em 2010;
- O caso do safety car que envolveu Schumacher em Mônaco também foi abordado pela FIA. Veja aqui;
- No caso da asa móvel, algumas regras foram adicionadas que você pode conferir neste link.

Algumas regras são muito importantes deveriam retornar. Um exemplo é a dos 107% que eu acredito que não deveria nem ter saído da Fórmula 1.

No caso do KERS, acho que é uma boa idéia das equipes pelo menos cogitar o retorno já que o apelo ambiental está em alta nos últimos anos e a Fórmula 1 deveria abordar melhor o tema de outras formas, como os combustíveis renováveis.

O duto frontal já deveria ter sido cortado neste ano e as asas móveis foram uma boa idéia no papel, mas na prática não foram utilizadas. Para o ano que vem parece que vem mais para complicar do que para ajudar pela quantidade de normas que os pilotos vão ter que obedecer durante a corrida. Pra mim, as asas traseiras móveis serão tão usadas quanto às asas dianteiras.

E no caso do safety car quanto mais claro melhor.

O melhor de todos os anúncios foi o de que a FIA está estudando punir pilotos que não sigam as normas de trânsito. Tudo para evitar que casos como o de Lewis Hamilton fazendo zerinhos nas ruas de Melbourne, na Austrália, ocorram novamente.

Te cuida Hamilton.

Um comentário:

Diego H. Silva disse...

Que versátil esse jornalista :) Que ele tinha uma paixão por automobilismo, fórmulas 1, 2 e 3 eu já tinha percebido; sobretudo nos tempos de faculdade com o quadro Pit Stop. Entretanto, os textos sobre a Copa e as informações sobre os goleiros, nos últimos dias, mostra o quanto vc tá antenado com o futebol também. Parabéns, Victor!!!!!