29 junho 2010

Decolando

Meus caros, o final de semana rendeu um tipo de acidentes bem peculiar que vinha acontecendo nos últimos anos e em inglês é chamado de airborne crash. Aqui no Brasil não tem um nome específico, mas não deixa de ser comentado.

Anos atrás o próprio Mark Webber tinha protagonizado um acidente parecido durante a preparação para as 24 horas de Le Mans. Em 1999, o acidente não teve nenhuma imperícia do australiano, um problema de aerodinâmica fez com que o carro simplesmente levantasse vôo em plena reta durante o warm-up. Webber nada sofreu. Veja:


Além de Mark Webber, Peter Dumbreck sofreu um acidente parecido exatamente no dia anterior durante a classificação para a prova. Veja:


Em 2007, foi a vez de Dario Franchitti sofrer duas vezes este tipo de acidente. A primeira aconteceu na etapa de Michigan e a segunda, algumas provas depois, em Iowa. Nos dois acidentes o escocês nada sofreu. Veja o acidente de Michigan:


Neste ano, enquanto o WTCC e a Fórmula 2 estavam em Marrakech e o angolano Ricardo Teixeira “esqueceu” de frear antes da chincane e sofreu um acidente espetacular envolvendo pelo menos mais três carros. Na ocasião, nenhum piloto sofreu algum ferimento. Veja:


Somente neste final de semana três acidentes parecidos aconteceram em dois dias. O mais repercutido foi o do próprio Mark Webber durante o GP da Europa de Fórmula 1 em Valência, na Espanha. Na tentativa de ultrapassar o finlandês Heikki Kovalainen, Webber contou com a mudança de trajetória de Kovalainen, um pouco de imperícia na hora de sair de trás da Lotus e a própria lentidão do carro da equipe novata para voar, cair de ponta cabeça e bater no muro com proteção de pneus.


Aí beleza, Webber apenas teve prejuízos matérias e no campeonato. No caso da GP2 não foi bem assim não. O acidente envolveu o venezuelano Rodolfo González foi atingido por trás pelo tcheco Josef Kral que como Webber voou. Kral saiu da pista em uma ambulância. Segundo a equipe Super Nova, o piloto estava com dores nas costas e no braço direito, mas com mobilidade em todas as partes do corpo.


E hoje, terça-feira apareceu a imagem do acidente que aconteceu no início da segunda prova da Fórmula Palmer Audi. O inglês Jordan Williams, como Webber e Kral, acertou a traseira de Maxime Jousse e chegou a cair fora da pista. Após o carro parar logo o piloto saiu do carro bem assustado e sem ferimentos.


Os pilotos, principalmente em 2010, andam meio desatentos na hora de perseguir o carro da frente. Me assusta demais um acidente como estes porque o piloto não perde apenas o controle do próprio carro, mas faz com que o carro que foi abalroado por trás perder o controle e ir para qualquer outro lugar. Não se sabe o que pode acontecer em um acidente assim e as cabeças ficam muito expostas.

Nenhum comentário: