Faz um tempo que não coloco nada por aqui, mas hoje vou falar um pouco desta parte final da Fórmula 1 que agora tem apenas quatro provas para o final da temporada. Matematicamente apenas oito pilotos têm chances de conquistar o caneco com cem pontos em disputa nos Grandes Prêmios do Japão, Coréia do Sul, Brasil e Abu Dhabi. São eles: Mark Webber, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Jenson Button, Felipe Massa, Nico Rosberg e Robert Kubica.
Destes oito eu vejo apenas cinco pilotos com reais chances de briga pelo título com três recebendo um destaque especial. Eu dou tchau para Massa, Rosberg e Kubica que não venceram em 2010 e até o momento não mostraram força para seguir na disputa pela taça.
Vettel e Button estão em grandes dificuldades para chegar até a briga pra valer. Os dois se viram fora da disputa pelo título depois do acidente que Vettel causou no GP belga quando tirou Button da briga da corrida e conseqüentemente do campeonato. Vettel ainda tem uma diferença de 21 pontos para o companheiro que é o líder do certame. O fator que para mim tira Vettel da briga pelo título é a sua afobação quando ele não pode errar. Jenson Button tem 25 pontos de desvantagem e precisaria contar com um abandono dos adversários nestas últimas quatro provas e vencer no mínimo uma prova para se ver no grupo dos líderes.
Por final, os meus três favoritos são Webber, Alonso e Hamilton. Mark Webber errou apenas uma vez nesta temporada, em Valência quando voou após tocar a traseira de Heikki Kovalainen, e depois seguiu com uma temporada extremamente regular além de ter o maior número de vitórias na temporada, quatro no total (Espanha, Mônaco, Inglaterra e Hungria).
Fernando Alonso se mostra o espelho da reação da Ferrari nesta metade final de temporada. Como Webber, Alonso tem quatro vitórias na temporada sendo que três delas foram depois do GP da Europa que marcou a metade do campeonato. O espanhol venceu no Bahrein na abertura da temporada e amargou um jejum de dez provas sem vitórias só vencendo no GP da Alemanha no jogo de equipe da Ferrari e por fim vencendo as duas últimas etapas disputadas, na Itália e Cingapura.
Lewis Hamilton segue no sentido contrário de Alonso. O inglês venceu três provas na temporada e duas delas na metade inicial do certame da Fórmula 1 contra uma nesta metade final. Foram elas na Turquia, Canadá e por fim na Bélgica. Está última vitória inclusive foi a que o colocou de vez na disputa pela taça, mas os abandonos na Itália e em Cingapura, hoje, complicaram a sua situação na briga pelo título já que de líder o inglês caiu para o terceiro posto em duas corridas e com uma desvantagem de 20 pontos.
Para mim Webber é o piloto que tem se mostrado como o favorito para levar o título da temporada 2010 da Fórmula 1 principalmente pela regularidade que o australiano tem apresentado. Mas encerro este post com uma pergunta para você que acompanha este blog: qual dos oito pilotos que ainda têm chances matemáticas vence o campeonato 2010 da Fórmula 1? As opções são Mark Webber, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Jenson Button, Felipe Massa, Nico Rosberg ou Robert Kubica. Você pode responder a enquete que está na lateral esquerda do blog, lembrando que conforme as chances matemáticas de cada piloto forem acabando ele será retirado da enquete que será encerrada antes da classificação para o GP de Abu Dhabi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário