15 novembro 2010

Sebastian Vettel campeão


Sebastian Vettel tornou-se neste domingo o 31º campeão mundial de Fórmula 1, apenas o segundo alemão campeão da categoria e o primeiro sem ter liderado o campeonato durante a temporada. Além de quebrar o recorde de campeão mais novo da história da Fórmula 1, antes era de Lewis Hamilton.

Parabéns ao piloto que deu a primeira vitória a Toro Rosso, há dois anos, e a própria Red Bull, no ano passado, e que agora dá o primeiro título de pilotos para os touros vermelhos. E um parabéns a Red Bull que mostrou a Ferrari e ao mundo como se leva um mundial de pilotos sem jogo de equipe.

Como falei aqui em posts anteriores, eu queria Mark Webber campeão, mas como deu Sebastian Vettel é bem melhor que Fernando Alonso. Aliás, se o espanhol fosse campeão dentro da diferença de sete pontos que foi dada a ele com o jogo de equipe da Ferrari na Alemanha. O espanhol que ficou nervoso com Vitaly Petrov, com quem disputou posição durante toda a prova, querendo que o russo abrisse passagem para a Vossa Alteza Alonso. O que Alonso pensou? Petrov teoricamente ainda procura emprego para 2011 e tem que mostrar serviço. Por favor Alonso!

Vettel não fez uma temporada tão regular quanto à de Mark Webber, mas foi um dos mais rápidos e mais arrojados com toda a certeza, por isso foi o piloto que mais venceu junto com Fernando Alonso, cinco para cada, e o que mais fez poles, um total de nada mais nada menos que dez (Bahrein, Austrália, China, Valência, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Japão, Coréia do Sul e Abu Dhabi). Digamos que ele só perdeu no quesito voltas rápidas: três do alemão contra cinco de Alonso e cinco de Hamilton.

O jovem alemão repetiu a virada que Kimi Raikkonen aplicou em Fernando Alonso e Lewis Hamilton em 2007 e que Prost aplicou em Nigel Mansell e Nelson Piquet lá no ano de 1986.

Sem mais delongas, confira como ficou a classificação final do campeonato da Fórmula 1:
1) Sebastian Vettel (ALE) – 256 pts;
2) Fernando Alonso (ESP) – 252 pts;
3) Mark Webber (AUS) – 242 pts;
4) Lewis Hamilton (ING) – 240 pts;
5) Jenson Button (ING) – 214 pts;
6) Felipe Massa (BRA) – 144 pts;
7) Nico Rosberg (ALE) – 138 pts;
8) Robert Kubica (POL) – 136 pts;
9) Michael Schumacher (ALE) – 72 pts;
10) Rubens Barrichello (BRA) – 47 pts;
11) Adrian Sutil (ALE) – 47 pts;
12) Kamui Kobayashi (JAP) – 32 pts;
13) Vitaly Petrov (RUS) – 27 pts;
14) Nico Hülkenberg (ALE) – 22 pts;
15) Vitantonio Liuzzi (ITA) – 21 pts;
16) Sebastien Buemi (SUI) – 8 pts;
17) Pedro De La Rosa (ESP) – 6 pts;
18) Nick Heidfeld (ALE) – 6 pts;
19) Jaime Alguersuari (ESP) – 5 pts;
20) Heikki Kovalainen (FIN) – 0 pt;
21) Jarno Trulli (ITA) – 0 pt;
22) Karun Chandhok(IND) – 0 pt;
23) Bruno Senna (BRA) – 0 pt;
24) Lucas Di Grassi (BRA) – 0 pt;

25) Timo Glock (ALE) – 0 pt;
26) Sakon Yamamoto (JAP) – 0 pt;
27) Christian Klien (AUT) – 0 pt;

O Campeonato de Construtores vem logo abaixo, mas antes uma curiosidade: a Virgin só ficou com a última posição porque teve um 14º lugar a menos que a Hispania, que na teoria era a pior equipe da Fórmula 1 do ano.
1) Red Bull – 498 pts;
2) McLaren – 454 pts;
3) Ferrari – 396 pts;
4) Mercedes – 210 pts;
5) Renault – 163 pts;
6) Williams – 69 pts;
7) Force India – 68 pts;
8) BMW Sauber – 44 pts;
9) Toro Rosso – 13 pts;
10) Lotus – 0 pt;
11) Hispania – 0 pt;
12) Virgin – 0 pt;

Ah durante a semana vou colocando algumas curiosidades sobre a Temporada de 2010 da Fórmula 1.

Nenhum comentário: