23 março 2011

As cores da Pirelli

No intuito de facilitar a identificação dos compostos utilizados durante as corridas a Pirelli decidiu utilizar uma estratégia da Bridgestone nos últimos anos.

Enquanto os japoneses resolveram em colocando apenas uma faixa verde nas laterais dos pneus identificando os compostos mais macios da prova. Na prática, o público não sabia qual era realmente o composto utilizado durante as corridas.

A Pirelli já chegou mexendo na antiga identificação dos compostos e, sem pensar duas vezes, usou a sua logo como indicadora para o público saber quais são os compostos da corrida. A fabricante decidiu pintar a sua marca de diferentes cores para indicar qual o tipo de pneu é o que está no carro. O pneu de chuva tem uma cor diferente do pneu mais duro e de pista seca. Se liga na listinha:

Duro – prateado;
Médio – branco;
Macio – amarelo;
Supermacio – vermelho;
Intermediário – azul claro;
Chuva – laranja;

Lembrando que a obrigatoriedade de serem utilizados os dois compostos para a pista continua valendo para esta temporada. Esta regra só cai se a pista for considera molhada pela direção da prova.

Outro fator importante é que os pneus de pista seca sempre serão utilizados com um intervalo entre a rigidez do composto, ou seja, serão levados para as corridas os compostos Duros/Macios ou Médios/Supermacios.

Nenhum comentário: