17 abril 2011

F1: GP da China – Uma corrida sensacional


Depois de passar um drama antes da largada Lewis Hamilton largou bem, contou com uma excelente estratégia da equipe e muito arrojo, marca característica do inglês, para quebrar a hegemonia imposta por Sebastian Vettel nas duas primeiras etapas da temporada 2011 da Fórmula 1.

A largada já mostrou que a corrida não seria das mais promissoras para a Red Bull de Sebastian Vettel. Jenson Button e Hamilton logo antes da primeira curva já tinham assumido a ponta à frente do alemão. O KERS rubro taurino novamente deixava um de seus pilotos na mão. Ficou muito claro nos replays da largada que o KERS da Red Bull não está em melhor forma e precisa ser melhorado.

Logo no início da corrida aconteceu o único abandono da prova. Jaime Alguersuari fez o quê seria a sua primeira parada da volta nove para a volta dez. Na saída dos boxes, o pneu traseiro direito do espanhol saiu pulando.

O espanhol da Toro Rosso inaugurou as paradas na China e logo em seguida as brigas começaram, já que quem parava lá na frente tinha que lidar com o pessoal que vinha no meio do grid e sem paradas. Aí surgiu a tática que definiria o restante da prova. Nico Rosberg foi o primeiro dos ponteiros a fazer a parada. O alemão pulou do quarto para o primeiro lugar ao final da primeira rodada de paradas. Durante a primeira rodada de pit stops, Felipe Massa começava a se destacar com a Ferrari ao chegar e ultrapassar com autoridade Lewis Hamilton. Jenson Button perdeu a ponta não só para Rosberg, mas também para Vettel ao errar qual era o seu box e entrar na vaga da Red Bull. O inglês perdeu tempo e voltou no quê seria a terceira posição.

Lá pela volta 20 começavam a aparecer os primeiros detritos de pneus fora do traçado chinês. Desta vez, os detritos apareceram, mas não em tamanha quantidade mostrada no GP malaio da semana passada.

Discreto, Mark Webber aparecia em 11º na volta 21. Logo em seguida a transmissão da prova mostrava Kamui Kobayashi com parte do bico quebrado. A transmissão só ficou devendo o motivo pelo qual realmente o bico ficou danificado, mas mostrou um pedaço do carro do carro de Michael Schumacher pulando no final da reta oposta. Mesmo assim não ficou claro se aquele pedaço realmente foi o que quebrou o bico do carro de Kobayashi. Pela segunda corrida seguida a Sauber tem este tipo de problema, lembrando que a Sauber perdeu o chassi que Pérez usou na Malásia pelo mesmo motivo.

Na volta 25, antes que Rosberg fizesse o pitstop, Jenson Button inaugurou a segunda rodada de paradas para os ponteiros. Na volta seguinte foi a vez de Rosberg e Hamilton. Na mesma volta Fernando Alonso aparecia e fazia a ultrapassagem sobre Schumacher após seis voltas de disputa. Na volta seguinte o alemão fazia a segunda parada mostrando que os pneus dele já não eram os mesmos de 15 voltas antes.

A diferença de rendimento entre os compostos novos e os mais velhos começava a ficar bem claro na volta 28. Nico Rosberg, que tinha acabado de parar, ultrapassava Fernando Alonso, com uma parada a menos, com uma facilidade assombrosa. Duas voltas depois o Top 10 era o seguinte: Vettel, Massa, Rosberg, Button, Alonso, Hamilton, Paul Di Resta, Adrian Sutil, Kobayashi e Vitaly Petrov, sendo que destes dez Vettel, Massa e Alonso seguiriam com a tática de apenas duas paradas.

Lá pela volta de número trinta Mark Webber mostrava o quê seria a tática ideal para a corrida chinesa. Três paradas, bem diferente de Vettel, Massa e Alonso. O australiano tinha largado com compostos duros, depois colocou os macios, repetiu os macios e encerrou a prova com os compostos duros. E assim Webber vinha sendo de longe o mais rápido na pista cravando voltas mais rápidas atrás de voltas mais rápidas. E já era o nono colocado.

Foi nesta altura da prova que Vettel, Alonso e Massa faziam as suas últimas paradas. Todos os três colocando compostos duros depois de dois jogos de pneus macios. Logo na volta 36, Hamilton começava a desenhar a sua vitória. De forma brilhante ultrapassou o companheiro Jenson Button.

Na volta 38, Button repetiu o quê fez na volta 25 e novamente foi o primeiro dos ponteiros a parar, agora pela terceira e última vez. Hamilton já fez a sua parada na volta seguinte. No giro 42, depois das paradas dos ponteiros, a classificação do Top 10 era a seguinte: Vettel, Massa, Rosberg, Hamilton, Button, Alonso, Webber, Schumacher, Di Resta, Kobayashi. Mesmo com uma parada a mais Rosberg, Hamilton e Button estavam colados em Vettel e Massa, mas Pastor Maldonado, saindo dos pits, atrapalhou Rosberg que logo em seguida perdeu a posição para Lewis Hamilton. No início do giro seguinte, a próxima vítima de Hamilton seria Felipe Massa que segurava com muita bravura a sua Ferrari na pista. Webber já era o sexto e Button também ultrapassava Rosberg.

Na volta 50, o cenário não era nada promissor para Vettel e Massa. Hamilton já estava no cangote de Vettel e Massa seguia caindo até o sexto posto em que terminou a prova. Até que Hamilton, uma voltinha depois, ultrapassava Vettel para vencer pela primeira vez no ano. Para encerrar a prova, Webber assumiu o terceiro posto depois de largar em 18º.

Com toda a certeza Hamilton, Webber, Rosberg e Massa foram os destaques da prova. Hamilton por uma recuperação na tática e na pista, Webber nem se fala, Rosberg surpreendeu muito com o rendimento durante a prova e pela tática da primeira troca de pneus e por fim Felipe Massa por um desempenho excepcional com a Ferrari que não tem ritmo na classificação e na corrida, desta vez o brasileiro fez milagre.

Confira a classificação final do GP da China:

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