02 abril 2011

A nova tendência da F1

Resolvi escrever este post por causa do vídeo abaixo que a Lotus publicou em seu canal no YouTube. Veja:



Dá para ver claramente toda a parte que propulsiona o carro: radiador, a usina, escapamentos e todo o resto. Vou me ater principalmente aos escapamentos.

Nos últimos anos as equipes começaram a olhar para um setor do carro que preocupava as equipes, mas, acredito eu, não tinha tanta atenção como a quem vem sendo demonstrada nos últimos três anos. Em 2009 foram os difusores duplos (que não era só na traseira), no ano passado foram os escapamentos e os dutos de ar.

Neste ano, com a proibição dos dutos, o quê voltou ao cenário foram os escapamentos dos carros que desde o ano passado tem que ficar cobertos e não expostos.
Esq: Williams / Dir: Ferrari
Um exemplo claro são estas fotos de 2008. O carro tinha o escapamento a mostra. A única equipe que se preocupou em não deixar os canos para fora foi a Ferrari, como se pode ver nas fotos acima. Isso porque em uma corrida de 2008 Kimi Raikkonen perdeu uma prova por um dos canos do escapamento ter quebrado e assim o carro perdeu rendimento e o finlandês caiu do primeiro para o terceiro posto.

Com a regra de que os escapamentos têm que ficar cobertos a situação mudou um pouco. Durante a temporada do ano passado algumas equipes viram que mudando a posição do escapamento para logo atrás ou praticamente nas laterais ou ainda nas laterais, os gases quentes ajudam a aumentar o downforce do carro.
Williams no GP da Austrália deste ano
Por isso agora as equipes começaram a colocar o escapamento em posições diferentes do habitual. A Williams na Austrália estava com um escapamento como este mostrado logo acima, mas já prometeu que vai copiar o sistema de escapamento da Red Bull, assim como a Sauber. A McLaren também já admitiu que correu na Austrália com um sistema copiado dos touros vermelhos visto durante os testes de Valência, o primeiro da pré-temporada. Os ingleses provavelmente já perceberam uma grande melhora no desempenho em relação à pré-temporada.

A Ferrari está esperando o GP da Malásia na próxima semana para tomar alguma atitude, mas eu acredito que a fábrica italiana já esteja pegando fogo para recuperar o tempo perdido na pista. E geralmente a Ferrari corre muito bem no calor da Malásia.

Nenhum comentário: