13 julho 2011

GP da Inglaterra (3) – A primeira de Alonso

Sutton/ESPN F1.com
Alonso venceu a primeira em 2011. Foi a Ferrari de José Froilán González?
Acho que a Ferrari de José Froilán González, a primeira a dar uma vitória da Ferrari em Silverstone, deu sorte para Fernando Alonso. Na segunda vez que a Red Bull errou na temporada, Alonso estava lá para conferir. Ficou muito claro que a proibição do difusor aquecido foi determinante para a melhora de desempenho da Ferrari e a pequena queda de produção dos touros vermelhos, já que em momento algum Mark Webber e Sebastian Vettel conseguiram abrir uma vantagem significativa durante a prova.

Quando a Red Bull errou a Ferrari voltou a forma de seus pit stops quase perfeitos e garantiu a primeira vitória da temporada. Da Red Bull, bom, uma hora eles tinham que errar e erraram em um momento em que o time tem sobras gigantescas no campeonato: Vettel tem 80 pontos de vantagem para Webber, o segundo no campeonato, e 92 para Alonso, o terceiro. No campeonato de Construtores a situação não é muito diferente: Os touros vermelhos têm uma vantagem de 110 pontos para a McLaren, o segundo time melhor colocado no certame.

No domingo mesmo, depois da corrida, a Red Bull e a McLaren receberam uma boa notícia. A regra que tinha sido colocada foi retirada e o difusor aquecido/soprado volta na próxima etapa e pelo menos até o final do ano poderá ser utilizado. Os dois times podem retomar o espaço que perderam em Silverstone no GP da Alemanha, em  Nürburgring.

Agora destaco uma dupla que quase sempre se enrosca na pista: Lewis Hamilton e Felipe Massa. Os dois fizeram um belo duelo e tudo dentro do limite da regra, mas vou admitir que os dois quase passaram desta linha. Hamilton fez uma corrida brilhante e seria uma grande pena ver o inglês punido por causa de uma curva. Massa deixou a passividade que o caracterizou durante boa parte da corrida.

A falta de punição sobre Hamilton só me chamou a atenção pelos dois stop-and-go aplicados durante a prova. O de Kamui Kobayashi foi justo, ele não prejudicou apenas Pastor Maldonado, que retornava a pista, mas também a Force India que teve que reparar parte de seu equipamento que foi literalmente atropelado. Para Michael Schumacher foi exagerado porque a pista estava molhada e teoricamente os pilotos ainda estavam se adaptando a condição da pista, que era de mudança constante naquele momento. Por isso estranhei a falta de punição sobre Hamilton. Mesmo assim acredito que o inglês merece manter o resultado conquistado na pista.

Confira a classificação final do GP da Inglaterra:

Nenhum comentário: