09 agosto 2011

A Reta Final de 2011 (2) - Sebastian Vettel

O alemão Sebastian Vettel é o piloto que tem a situação mais confortável dos cinco primeiros colocados no campeonato. Isso acontece principalmente pela vantagem de pontos na tabela de classificação: agora são 85 para Mark Webber, o segundo no campeonato.

Vettel depende apenas dele mesmo para ser campeão e no momento é o único que pode ser levantar a taça por antecipação. Se o alemão terminar as próximas seis corridas na segunda posição o alemão depende de um sexto lugar em Abu Dhabi para ser campeão com uma prova de antecipação. Vettel ainda tem o luxo de terminar as últimas oito corridas do ano no terceiro lugar que é campeão aqui no Brasil.

Como se pode ver na arte aqui ao lado, Vettel terminou apenas uma prova fora do pódio. Outro fator importante para a liderança de Sebastian Vettel é que em nenhuma oportunidade ele abandonou, inclusive o último abandono do alemão aconteceu no GP da Coréia do Sul do ano passado.

A constância de resultados significativos pode ser atribuída ao bom carro da Red Bull, mas também o atual campeão tem diminuído o número de erros em suas corridas. Claro que no GP da Alemanha Vettel rodou, este foi o principal erro do alemão e em um momento que ele tem sobras no campeonato. Antes ele deu umas saídas de pista durante o GP canadense que foi realizado debaixo de chuva.

Eu não duvido que Vettel consiga vencer pelo menos mais uma etapa nesta metade final do campeonato apesar de sua tática em corridas ter claramente mudado significativamente. Hoje Vettel se preocupa em somar pontos, não importa quantos. Quanto mais, melhor! Esta era a tática utilizada por Jenson Button em 2009, com a Brawn, quando o time não tinha tanto dinheiro para desenvolver o carro durante a temporada e teve de garantir uma gordura para ser queimada depois. No caso de Vettel, o atual campeão ainda tem chances de aumentar a vantagem, pelos erros dos adversários ou pela melhora prevista de seu carro, já que a Red Bull está preocupada com o avanço da McLaren e da Ferrari e pretende reagir.

Nenhum comentário: