24 agosto 2011

A Reta Final de 2011 (9) - Ferrari

O time italiano é o que na minha visão está em posição mais desfavorável na disputa pelo título de construtores. Não somente pela desvantagem de 168 pontos em relação a Red Bull, mas pelo conjunto que forma o time.

Desde a saída do trio Michael Schumacher, Jean Todd e Ross Brawn a escuderia italiana não é a mesma. Depois disso chegou a disputar três títulos, e venceu um, mas os erros têm sido mais freqüentes, o time parece não se acertar dentro e fora das pistas.

O carro melhorou em relação a Red Bull, mas boa parte desta “melhora” se deve também a perda de rendimento dos adversários. Outro problema é a dupla de pilotos que não é tão consistente quanto de Red Bull e McLaren. Fernando Alonso é um excelente piloto, se não for o melhor do grid hoje, mas Felipe Massa não tem agradado desde o seu retorno após o acidente na Hungria em 2009. Claro que a entrada da avalanche espanhola chamada Alonso colaborou para a falta de rendimento do brazuca, mas sem dúvidas o rendimento de Massa só passou a agradar um pouco nas últimas corridas, mesmo assim o brasileiro não passou de quatro modestos quintos lugares na Malásia, em Valência, na Inglaterra e na Alemanha. Não é o suficiente para bater nem as McLarens.

Talvez o momento dos ferraristas seja mesmo o de focar em 2012.

Nenhum comentário: