Número de voltas: 61 voltas;
Pneus: Macio e Supermacio;
Programação:
Treino Livre 2: Sexta-feira – 10h30;
Treino Livre 3: Sábado – 8h;
Classificação: Sábado – 11h;
Corrida: Domingo – 9h;
O traçado de Marina Bay, apesar de ser de rua, é muito rápido. O circuito conta com duas longas retas onde os carros chegam para fortes freadas. Mesmo sendo um traçado de rua, o circuito de rua de Cingapura conta com boas áreas de escape para uma corrida urbana.
A asa móvel poderá ser aberta após a curva cinco. A zona de ativação terá 230 metros de extensão e a zona de detecção será colocada pouco antes da curva 5.
Ainda com relação a corrida, o italiano Vitantonio Liuzzi, da HRT, vai perder cinco posições na classificação pelo acidente causado na largada do GP da Itália, em Monza. Mesmo assim a punição nem pode ser aplicada adequadamente já que Liuzzi não passou de um 21º posto no durante o ano e se classifica freqüentemente entre o 22º e o 24º e último lugar.
Como nas etapas de Mônaco, Canadá e Hungria, a Pirelli vai disponibilizar os compostos mais moles feitos pela fábrica italiana: pneus macios e supermacios.
A previsão do tempo para o final de semana é de chuva e altas temperaturas. No site da categoria já se aponta sol entre nuvens durante o dia e variação térmica entre 25 e 32ºC. No sábado e domingo é esperado que a chuva caia na Marina Bay, já as temperaturas variam entre 25 e 31ºC. A chuva causa grande preocupação aos pilotos, já que a visibilidade reduzida da corrida noturna pode ficar ainda mais restrita. Outro fator é a humidade do ar elevada faz com que uma possível secagem da pista demore mais. No ano passado a chuva também ameaçou aparecer, mas só caiu antes do primeiro treino livre da sexta-feira.
Nos últimos anos nenhuma equipe repetiu vitórias no traçado asiático: Renault (2007), McLaren (2009) e Ferrari (2010). No caso dos pilotos apenas Fernando Alonso conseguiu repetir vitórias no escurinho de Cingapura, o espanhol venceu pela Renault e pela Ferrari. Lembrando que a primeira vitória foi a prova em que a Renault foi pega em um jogo de equipe que envolveu o brasileiro Nelsinho Piquet e que causou o afastamento de Flávio Briatore da chefia do time francês.
Mesmo com toda a polêmica envolvendo a vitória de 2009 eu aposto que Fernando Alonso é o grande favorito a vitória na prova notura. A Ferrari sempre teve um bom desempenho em Cingapura. Para quem não se lembra, Felipe Massa liderava a prova de 2009 até a bandeira amarela causada por Piquet Jr. aparecer. O brasileiro também tinha marcado a pole no dia anterior, assim como fez Fernando Alonso no ano passado. É por esta razão que não acredito que Sebastian Vettel levante a taça de campeão já na noite de Cingapura, mas o alemão não era favorito na Bélgica e na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário