25 outubro 2011

Os dias seguintes

Uma semana depois da morte de Dan Wheldon, a organização da Indy divulgou este compacto com grandes momentos da carreira do inglês que foi Campeão da categoria em 2005 e duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis. Uma bela homenagem que vale a pena conferir:



O vídeo mostra principalmente momentos de Wheldon na Andretti Green, na época. Uma temporada que foi incrível para o time de Michael Andretti. O time logo na segunda prova tratrou de fazer uma quadra (ou 1-2-3-4) com o inglês em primeiro. O time já vinha do título de Tony Kanaan em 2004 e deu continuidade ao trabalho de forma espetacular em 2005 com seis vitórias de Dan Wheldon, entre elas a Indy 500. Nesta corrida Wheldon fez o que queria e comandou a prova toda de forma brilhante. No momento em que Vitor Meira vinha para iniciar uma disputa pela ponta, Wheldon contou com o acidente de Sébastien Bourdais na abertura da penúltima volta. Era só cruzar a linha de chegada. No final da temporada, o campeonato veio com uma prova de antecedência no lendário traçado de Watkins Glen.

Nos anos seguintes o campeão correria pela rival Chip Ganassi onde ganhou algumas corridas, mas não repetiu os desempenhos da Andretti. Depois retornou para a Panther onde fez a sua estreia na Indy. Ficou no time até 2010. Neste ano não tinha carro para correr e estava fazendo uma participação na Indy 500 pela equipe de Bryan Herta. No final confuso da prova ele vinha em boa posição e tratou de garantir a vitória após o acidente de J.R. Hildebrand. Resultado que lhe garantiu os testes com o novo chassi da categoria e mais algumas participações nesta temporada pela Sam Schimidt em parceria com o time de Herta.

A Indy não parou de fazer homenagens ao piloto. E já começou na pista de Las Vegas minutos depois da morte de Wheldon, por iniciativa dos próprios pilotos.



Esta última semana foi cheia de comentários de pilotos das mais importantes categorias do mundo falando da fatídica corrida em Las Vegas e do acidente que vitimou Dan Wheldon. Dos pilotos da Fórmula 1, Jenson Button, Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Felipe Massa se manifestaram em relação a morte do inglês. A Nascar enviou condolências no mesmo dia do acidente. O atual penta-campeão Jimmie Johnson disse que a Indy é muito mais perigosa que a Nascar e logo em seguida Mario Andretti rebateu.

Mesmo entre cancelamento de premiações, testes com o novo carro, discussões sobre a se a categoria deve correr em ovais e a divulgação da causa da morte de Wheldon, a Indy reagiu rápido e tratou de marcar uma reunião sobre o maior acidente da história categoria. Para os pilotos que participaram, o encontro foi positivo.

Eu acredito que agora a Indy vai passar a se preocupar mais com a segurança. Foi o que aconteceu com a Fórmula 1, quando perdeu Ayrton Senna, e com a Nascar, quando perdeu Dale Earnhardt. Eu ainda acho que o acidente poderia ter feito mais vítimas fatais. Will Power foi um que se safou por pouco:



Neste vídeo abaixo, o acidente é mostrado em vários ângulos e logo na segunda câmera on-board (3m08) dá para ver o carro de Dan Wheldon sendo catapultado e mostra exatamente que a segunda parte do acidente começou com a desaceleração do carro de Vitor Meira.



Agora a Indy tem que aprender com seus erros, coisa que não tem feito depois dos últimos acidentes fatais da categoria.

Nenhum comentário: