06 outubro 2011

A Reta Final de 2011 (13) - Suzuka, Japão

Tamanho do Circuito: 5.807 Km
Número de voltas: 53 voltas
Pneus: Médio e Macio
Programação:
Treino Livre 1: Quinta-feira – 22h;
Treino Livre 2: Sexta-feira – 02h;
Treino Livre 3: Sexta-feira – 23h;
Classificação: Sábado – 02h;
Corrida: Domingo – 03h;



A Fórmula 1 chega a Suzuka, cenário de grandes disputas de títulos e será mais uma vez cenário de uma “briga” solitária pelo título. Sebastian Vettel precisa de apenas um ponto caso Jenson Button vença a corrida japonesa, se o inglês não vencer Vettel nem precisa pontuar.

Para a corrida que provavelmente vai definir o campeão de 2011, a FIA escolheu a reta principal como zona de ativação da asa-móvel durante a corrida. A zona de detecção será logo após a curva 130R e antes da chincane Casio, que antecede a reta principal.

Os compostos que a Pirelli vai levar para o traçado japonês serão os médios e os macios. Essa é a quinta vez que a fabricante italiana disponibiliza estes dois compostos juntos nesta temporada. As outras vezes foram nos GPs da Europa, Alemanha, Bélgica e Itália. Detalhe que o alemão Sebastian Vettel não venceu apenas uma destas provas: justamente a que corria em casa.

A previsão do tempo indica tempo bom e temperatura amena durante os três dias do final de semana em Suzuka: a máxima não passa do 23ºC e a mínima varia entre 12ºC no sábado e 14ºC na sexta. A previsão é de céu com poucas nuvens apenas na sexta, nos demais dias céu limpo.

Eu entendo que a Red Bull é grande favorita. Mesmo nos traçados em que os touros vermelhos não tinham bom retrospecto eles venceram. Está certo que todas as vitórias do ano foram com Sebastian Vettel, mas nada impede que desta vez Mark Webber, que ainda briga pelo vice, conquiste o seu primeiro trunfo neste ano já que Vettel não precisa terminar na zona de pontuação para levantar a taça de bicampeão. Por sinal o mais jovem se o feito acontecer no próximo domingo.

Nenhum comentário: