09 novembro 2011

A Reta Final de 2011 (16) - Marina de Yas, Abu Dhabi

Tamanho do Circuito: 5.554 Km
Número de voltas: 55 voltas
Pneus: Médio e Macio
Programação:
Treino Livre 1: Sexta-feira – 07h;
Treino Livre 2: Sexta-feira – 11h;
Treino Livre 3: Sábado – 08h;
Classificação: Sábado – 11h;
Corrida: Domingo – 11h;



A penúltima etapa do mundial de Fórmula 1 acontece em Abu Dhabi. O Emirado recebe pela terceira vez a categoria, sempre ao entardecer. Curiosamente, ou não, apenas um piloto venceu na Marina de Yas: Sebastian Vettel. No caso de poles e melhores voltas durante a corrida, o atual bicampeão divide a tarefa com o inglês Lewis Hamilton que foi pole em 2009 e cravou a melhor volta em 2010, Vettel fez o contrário.

A Pirelli tratou de ser conservadora e enviou para o Emirado os compostos médios e macios. A postura da montadora italiana tem sido muito conservadora nas últimas provas e acaba tirando um pouco do tempero das corridas. Como durante o ano todo, o consumo de pneus na Marina de Yas será uma preocupação por causa do calor que faz por lá.

Mesmo assim, a Fórmula 1 prevê temperaturas entre 29º e 18ºC durante o final de semana do GP de Abu Dhabi. O sol é esperado durante todos os três dias de atividade.

A FIA acabou determinando dois pontos onde a asa poderá ser aberta durante a corrida. O primeiro ponto fica entre as curvas sete, o harpin, e oito. O segundo ponto não é muito longe dali e fica logo entre as curvas dez e onze.

Eu acredito que Vettel é novamente o favorito para todo o final de semana. O retrospecto da Red Bull e do alemão em Abu Dhabi só ajudam a aumentar este favoritismo.

Nenhum comentário: