27 janeiro 2012

Calendários 2012: Mundial de Endurance

2012 marca o início de uma nova categoria no cenário internacional. O Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, ou então, WEC) vem fechar uma lacuna que era coberta, até então, pela Le Mans Series sempre com corridas com duração maior de seis horas, mas que não abrangia as próprias 24 horas de Le Mans. A essência é dar as montadoras uma categoria que as coloque em uma situação de simulação para as 24 horas francesas com a própria prova fazendo parte do calendário.



Para começar com o pé esquerdo, nada melhor que a Peugeot, montadora vencedora em 2009 com uma sonora trinca sobre a Audi, anunciar nesta semana que está deixando a tradicional prova e a disputa do Mundial de Endurance, que nem começou. O motivo é a crise financeira européia que diminui significativamente as vendas da marca. Pior para Lucas Di Grassi que após fracassar em entrar em um carro da Fórmula 1 neste ano, tinha como alternativa a montadora francesa e as provas de longa duração.

A Toyota promete disputar de forma integral o WEC somente em 2013

Mesmo assim nem tudo é lamentação para os organizadores do certame. Nesta semana a Toyota apresentou o TS030. O modelo será guiado por dois nomes que até o ano passado eram da Peugeot: Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. Além da dupla, o japonês Kazuki Nakajima também está confirmado pela montadora para correr a tradicional prova em Sarthe. A expectativa é que mais nomes sejam confirmados, já que a Toyota pretende colocar mais um carro na pista. Entre alguns nomes cogitados, está o do helvético Sébastien Buemi que deixou recentemente o posto de titular da equipe Toro Rosso na Fórmula 1.



O carro será hibrido com um motor movido a gasolina e outro elétrico, este último podendo atuar sozinho por apenas alguns minutos. No meu ponto de vista, fator importante em uma prova de longa duração podendo descontar uma parada em relação aos carros adversários. Outro ponto interessante do modelo japonês é a variação de atuação de eixos. O carro pode trabalhar hora com o eixo dianteiro, hora o traseiro e hora com os dois. Para finalizar com a Toyota, a montadora prometeu participar de apenas três provas neste ano: 6 Horas de Spa-Francorchamps, 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de Fuji. Apenas em 2013 de todo o certame. Falando em 2013, outra montadora promete retornar a Le Mans. Olha aí:



Por enquanto estão previstas oito provas, mas apenas sete estão confirmadas. Entre essas provas estão duas de grande tradição no cenário internacional: as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans. O Brasil receberá as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos. A prova que não tem data e nem local será em algum lugar na China.

Atualizado 12/03/2012 - 14h20
Confira o calendário do Campeonato Mundial de Endurance:
17/03 – 12 Horas de Sebring (Sebring, EUA);
05/05 – 6 Horas de Spa-Francorchamps (Spa-Francorchamps, Bélgica);
16 e 17/06 – 24 Horas de Le Mans (Le Mans, França);
26/08 – 6 Horas de Silverstone (Silverstone, Inglaterra);
15/09 – 6 Horas de São Paulo (São Paulo, Brasil);
29/09 – 6 Horas do Bahrein (Sakhir, Bahrein);
14/10 – 6 Horas de Fuji (Fuji, Japão);
27/10 – 6 Horas Xangai (Xangai, China);

Nenhum comentário: