04 janeiro 2012

F1 – Dança das Cadeiras (1)


Antes de me ausentar do blog, a Fórmula 1 tinha um de seus maiores entraves na definição de pilotos para a sua próxima temporada. Robert Kubica (POL) não tinha declarado oficialmente qual era a sua condição física para retornar aos carros da então Renault, agora Lotus. O que o polonês dissesse para a Lotus definiria a escolha não só de seu time, mas também a de outros, já que o retorno, ou não, de Kubica influenciaria diretamente na escolha das outras equipes que contratariam este ou aquele piloto.

Red Bull (com Sebastian Vettel e Mark Webber), McLaren (com Jenson Button e Lewis Hamilton), Ferrari (com Fernando Alonso e Felipe Massa), Mercedes (com Nico Rosberg e Michael Schumacher), Sauber (com Kamui Kobayashi e Sérgio Pérez), Caterham (com Heikki Kovalainen e Jarno Trulli) e a Marussia (com Timo Glock e Charles Pic) eram os times que até o GP do Brasil já tinham as suas duplas fechadas para este 2012.

Pois bem, foi surgir a notícia de que Robert Kubica estava fora de pelo menos parte da próxima temporada que o entrave envolvendo Raikkonen / Williams / Lotus foi resolvido. Primeiro saiu a notícia de que Raikkonen não tinha fechado com a Williams e na terça pós-GP do Brasil a Lotus anunciava o finlandês como seu mais novo contratado.

Na quinta-feira da mesma semana, a Williams confirmou Pastor Maldonado como um de seus titulares e o finlandês Valtteri Bottas como reserva do time. Depois de um breve intervalo, uma seqüência de anúncios de pilotos.

Primeiro a Lotus retornou aos noticiários dando o nome do francês Romain Grosjean como o seu segundo titular. Depois a Toro Rosso encerrou a boataria, que aconteceu durante todo 2011, e tratou de colocar em seus cockpits os novatos Daniel Ricciardo (AUS) e Jean-Éric Vergne (FRA), demitindo Jaime Alguersuari (ESP) e Sébastien Buemi (SUI). O mesmo fez a Force India dois dias depois com Adrian Sutil (ALE) ao anunciar Paul Di Resta (ESC) e Nico Hülkenberg (ALE) como seus titulares.

Agora restam apenas duas vagas para esta temporada e nomes como Bruno Senna (BRA), Rubens Barrichello (BRA), Adrian Sutil (ALE), Jules Bianchi (FRA), Giedo van der Garde (HOL), Narain Karthikeyan (IND), Dani Clos (ESP) e Vitantonio Liuzzi (ITA) ainda são ventilados para ocupar as duas vagas restantes no grid: uma na Williams e outra na HRT.

Esta é a primeira parte deste post. Amanhã, neste mesmo bat-horário, neste mesmo bat-canal eu posto a minha avaliação sobre as contratações de cada time para este ano e as expectativas de cada time.

Nenhum comentário: