29 janeiro 2012

Os calçados da Fórmula 1

Os novos pneus da Fórmula 1 serão mais fáceis de identificar, segundo a Pirelli
Na última quarta-feira a Pirelli apresentou os compostos para a temporada 2012 da Fórmula 1. A identificação dos pneus mudou e segundo a montadora vai facilitar a identificação dos compostos. Os pneus também serão mais macios que os de 2011.

Neste ano duas mudanças poderão ser vistas na identificação dos compostos. Os pneus de pista seca continuam a ser os PZero, enquanto os de chuva serão o Cinturato. As cores agora foram dispostas assim: Duro (prata), médio (branco), macio (amarelo) e supermacio (vermelho). Os compostos de chuva que sofreram alteração nas cores de identificação: o intermediário deixa de ser azul e passa a ser verde, enquanto os compostos de chuva deixam de ter a lateral na cor laranja e passam a ter o azul.

Outro ponto explicado pelos dirigentes da fabricante, é que neste ano os compostos serão mais macios que no último ano com o objetivo de aumentar a disputa das corridas. A expectativa da Pirelli é que a diferença de tempo entre os compostos fique abaixo de um segundo contra o 1s5 de 2011.

Eu acredito que a Pirelli mexeu na única identificação de compostos que estava correta. Por que não mexer na identificação do composto duro que continua muito parecida com a do médio. Foram mexer nos compostos de chuva que davam uma boa identificação. Por que não o verde para o pneu mais duro? Deixa o laranja com o de chuva.

Com relação a durabilidade dos compostos, só quando a temporada começar para se ter uma clara noção se o quê foi prometido pela Pirelli está acontecendo na pista.

Nenhum comentário: