12 março 2012

Audi R18 e-tron quattro

Novo R18 conta com o sistema de reaproveitamento de energia
No final de fevereiro a Audi apresentou o modelo que vai disputar o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC). O Audi R18 e-tron quattro é uma evolução do R18 TDI que já era utilizado pela montadora no ano passado e que venceu as 24 Horas de Le Mans de 2011.

O novo R18 e-tron quattro segue o Toyota TS030 que também vai participar do WEC. O modelo alemão conta com motor movido a diesel e outro a energia elétrica. A montadora vai usar tecnologia desenvolvida na Fórmula 1. A Williams Hybrid Power, empresa da equipe Williams na Fórmula 1, desenvolveu o sistema de reaproveitamento de energia que faz parte do novo R18. Diferente do carro dos japoneses, o modelo alemão usará acumuladores ao invés de baterias para armazenar a energia gerada pela frenagem do carro.

A Audi vai disputar o WEC com as duas versões do R18
O novo modelo só estreará no dia 05 de maio durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A Audi vai usar nas 12 Horas de Sebring, que acontecem neste sábado (17), três R18 TDI. Na Bélgica, a Audi vai disputar com dois modelos híbridos e dois movidos a diesel, esta mesma formação deve ser seguida nas 24 Horas de Le Mans e o restante da temporada.

Dois trios de pilotos estão garantidos para algumas provas do WEC correndo com o R18 TDI, são eles: Loic Duval (FRA), Timo Bernhard (ALE) e Romain Dumas (FRA); Marco Bonanomi (ITA), Oliver Jarvis (ING) e Mike Rockenfeller (ALE). Outros dois trios estão garantidos para todo o campeonato e correm com o novo R18 e-tron quattro, são eles: Andre Lotterer (ALE), Benoit Treluyer (FRA) e Marcel Fassler (SUI); Allan McNish (ESC), Tom Kristensen (DIN) e Rinaldo Capello (ITA).

Você pode conferir o calendário completo do WEC aqui.

Nenhum comentário: