20 março 2012

F1: GP da Austrália - A McLaren promete

Getty Images / ESPN F1.com
Button começa a temporada vencedo e colocando Hamilton no bolso 
O GP da Austrália foi muito bom de assistir. O final de semana do primeiro Grande Prêmio da Fórmula 1 no ano foi bem interessante. Os treinos de sexta-feira não foram muito produtivos por causa da chuva. O público ficou sem uma clara referência do nível das equipes.

No sábado a McLaren foi avassaladora. Lewis Hamilton cravou a pole com folgas e sem muito esforço. Para completar a alegria do time de Woking, Jenson Button ficou em segundo. A Red Bull sofreu sem o trunfo do ano passado. O difusor aquecido, que foi proibido ao término da temporada passada, foi criado pela equipe Renault na metade da temporada de 2010, mas quem soube aproveitar melhor o novo artifício foi o senhor Adrian Newey, engenheiro da Red Bull. Agora sem o difusor aquecido, o carro rubro taurino claramente sofre com a aderência na traseira.

Por outro lado, outras equipes surpreenderam no sábado. A Mercedes comandou o Q1 e parte do Q2, mostrando que tem um carro muito bom para classificações. No domingo alguns problemas tiraram a equipe da disputa. O carro perde um pouco de rendimento durante a corrida, mas mesmo assim, Michael Schumacher e Nico Rosberg ainda vão incomodar durante esta temporada. A Sauber, com Kamui Kobayashi, comandou o Q2. Sérgio Pérez também demonstrou um bom desempenho com o carro helvético.

Lotus e Williams são outros times que parecem ter evoluído bastante do final de 2011 pra cá. A Lotus teve bons desempenhos na classificação e na corrida. Com Romain Grosjean o time auri-negro conquistou um terceiro lugar no sábado e no domingo Kimi Raikkonen conseguiu 11 posições durante a corrida, já que o campeão de 2007 errou na classificação. A Williams viu o venezuelano Pastor Maldonado entrar no Q3 no sábado e ficar boa parte da corrida na zona de pontuação até bater na última volta. Bruno Senna que não apareceu muito bem na classificação e na corrida. Nas próximas etapas terá que ser mais rápido para acompanhar o seu companheiro.

Ainda falando de brasileiros, Felipe Massa está em uma grande enrascada. O brasileiro rodou na sexta-feira de forma bem infantil pisando na grama molhada justamente na área de frenagem e a direção da Ferrari não gostou muito. No domingo o brasileiro não fez grande corrida. Hoje o time foi em defesa do brasileiro dizendo que o problema pode ser o chassi que Massa utilizou na Austrália. O time prometeu um novo chassi para Felipe Massa usar já no GP da Malásia. Está certo que o carro da Ferrari é ruim na classificação e é só um pouco melhor durante a corrida. Desde o ano passado a Ferrari não se entendeu com a asa traseira móvel. O carro deste ano tem sérios problemas em todos os sentidos e pelo menos até o GP da Espanha a Ferrari não terá como melhorar este carro. Esta atitude de dar um novo chassi para Massa pode ser uma armadilha, já que Fernando Alonso terminou em quinto após largar em 12º e o brasileiro sequer entrou na zona de pontuação, que termina no 10º lugar.

A briga entre McLaren e Red Bull promete ser bem acirrada durante a temporada. Dois pilotos parecem estar despontando como favoritos desde já: Jenson Button e Sebastian Vettel. Os dois foram os que tiveram os melhores desempenhos durante a corrida de domingo e tem tudo para colocarem os seus companheiros de time no bolso.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no próximo final de semana acontece o GP da Malásia. A classificação acontece de sexta pra sábado às 5h da manhã. A corrida acontece no mesmo horário só que na madrugada de sábado pra domingo.

Um comentário:

Cássio bida disse...

Pois é meu caro Victor Paulino, corrida realmente interessante.
Concordo contigo com relação aos favoritos ao campeonato. E espero, sinceramente, que a briga seja mais acirrada em relação à temporada 2011, quando Vettel foi campeão com sobras. A exemplo de Button em 2009.
O duelo entre os dois últimos campeões promete.