22 março 2012

F1 - GP da Malásia (1)

A corrida da Malásia vez por outra reserva surpresas aos pilotos e equipes da Fórmula 1. No horário local, a corrida começa às 16h, horário muito próximo da hora da chuva característica em países que estão na altura da linha do Equador. A Fórmula 1 em 2009 já sofreu com este fenômeno e não conseguiu terminar a corrida por causa da chuva que caiu em Sepang. Desta vez a situação é diferente. A previsão do tempo aponta chuva forte para os três dias de atividades na Malásia e com temperatura variando entre 23 e 32ºC.

A FIA escolheu pela segunda vez nesta temporada o ex-piloto Johnny Herbert como comissário convidado. Na Austrália, na última semana o inglês já atuou nesta mesma função. Outra determinação da FIA foi a escolha de apenas uma zona de ativação do DRS (Sistema de Redução de Arrasto, também conhecido como asa móvel). A asa traseira só poderá ser aberta durante a corrida na reta dos boxes. A zona de detecção fica antes da última curva. Lembrando que durante os treinos livres e classificatório a asa poderá ser aberta em qualquer trecho da pista. Em caso de chuva a decisão da utilização ou não utilização do DRS fica por conta da direção de prova.

Para o GP malaio, que sempre registra altas temperaturas, a Pirelli decidiu disponibilizar para as equipes os seus compostos mais duros, ou seja, médio e duro. Agora fica a dica para quem vai assistir a corrida: o composto médio é o de cor branca enquanto o duro é o de cor prata. Fique tranquilo que vai ser bem fácil de confundir. Para o caso de chuva, como aponta a previsão do tempo, a Pirelli manda os compostos intermediários e de chuva.

Confira a programação do final de semana do GP da Malásia, sempre no fuso-horário de Brasília:
Treino Livre 1: 23h (QUI);
Treino Livre 2: 03h (SEX) ;
Treino Livre 3: 02h (SAB) ;
Classificação: 05h (SAB) ;
Corrida: 05h (DOM).

Nenhum comentário: