23 março 2012

Indy 2012 – Promessa de um grande campeonato

A Temporada 2012 da Fórmula Indy começa neste final de semana na cidade de São Petersburgo, na Flórida, Estados Unidos. A etapa de rua marca o início de uma nova era da categoria americana que ainda tenta apagar da memória o trágico final da última temporada em Las Vegas com a morte de Dan Wheldon.

Coincidentemente Wheldon era quem ajudava a desenvolver o novo carro da categoria, fator que ajuda a colocar todo mundo em um mesmo patamar. Para apimentar a disputa deste ano, a Indy abriu espaço para novos fornecedores de motor. Além da Honda, a categoria volta a ter a Chevrolet e a Lotus como fornecedores alternativos. Pelo que foi mostrado nos testes, a briga vai ficar entre Honda e Chevrolet. As equipes que utilizarem o motor Lotus, que pouco foi testado, vão sofrer no fim do grid. Além destas brigas, o novo DW12 mostrou ser bem mais amigável que os carros com bicos estranhos da Fórmula 1, fator que já chama a atenção para a categoria norte americana.

Se a intenção é chamar a atenção a Indy deu muita sorte. Após perder a sua grande estrela para a Nascar, a americana Danica Patrick, a categoria viu o ex-Fórmula 1 Rubens Barrichello voltar os seus olhos para a terra do Tio Sam, graças ao convite do amigo Tony Kanaan, e garantir uma temporada por lá. Barrichello chega aos Estados Unidos com o status de estrela.

Além de Barrichello, que chega com a banca de favorito ao título, Will Power e Dario Franchitti também se mantém neste posto pela experiência que os dois têm na categoria americana. Falando em experiência, Hélio Castroneves manteve o contrato com a Penske e começa com a pressão de mostrar resultado. O brasileiro não faz grandes temporadas desde a sua última conquista em Indy 500, no ano de 2009. Para encerrar a parte dos brasileiros, agora apenas Bia Figueiredo corre em busca de vaga na categoria. A brasileira já tem contrato com a Andretti Autosport para as corridas do Anhembi e a Indy 500, depois disso mais nada. Bia vai ter que correr valendo a sua vida para garantir uma extensão de contrato na Andretti ou um novo em outra equipe.

A corrida de São Petersburgo acontece no domingo às 13h30, no horário de Brasília, e tem transmissão da TV Bandeirantes.

Confira as lista de pilotos e equipes para esta temporada:

Chip Ganassi [Honda]:
9 – Scott Dixon (NZL);
10 – Dario Franchitti (ESC);
38 – Graham Rahal (EUA);
83 – Charlie Kimball (EUA);

Team Penske [Chevrolet]:
2 – Ryan Briscoe (AUS);
3 – Hélio Castroneves (BRA);
12 – Will Power (AUS);

Andretti Autosport [Chevrolet]:
26 – Marco Andretti (EUA);
27 – James Hinchcliffe (CAN);
28 – Ryan Hunter-Reay (EUA);

KV Racing [Chevrolet]:
5 – Ernesto Viso (VEN);
8 – Rubens Barrichello (BRA);
11 – Tony Kanaan (BRA);

Dale Coyne Racing [Honda]:
18 – Justin Wilson (ING);
19 – James Jakes (ING);

Lotus Dragon Racing [Lotus]:
6 – Katherine Legge (ING);
7 – Sébastien Bourdais (FRA);

Panther Racing [Chevrolet]:
4 – JR Hildebrand (EUA);

A.J. Foyt Enterprises [Honda]:
14 – Mike Conway (EUA);

Sam Schimidt Hamilton Motorsports [Honda]:
77 – Simon Pagenaud (FRA);

HVM Racing [Lotus]:
78 – Simona de Silvestro (SUI);

Ed Carpenter Racing [Chevrolet]:
20 – Ed Carpenter (EUA);

Rahal Letterman Lanigan [Honda]:
15 – Takuma Sato (JAP);

Lotus Dreyer & Reinbold Racing [Lotus]:
22 – Oriòl Servia (ESP);

Sarah Fisher Hartman Racing [Honda]:
67 – Josef Newgarden (EUA);

Team Barracuda BHA [Lotus]:
98 – Alex Tagliani (CAN).

Nenhum comentário: