15 abril 2012

F1 – GP da China (3) – A primeira vitória de Rosberg

Sutton/GP Update.net
A primeira vitória de Nico Rosberg foi de gente grande
Nico Rosberg foi magnífico. O jovem alemão filho do finlandês Keke Rosberg fez uma corrida de gente grande e com folgas faturou a sua primeira vitória na categoria. Aliás, não fosse o erro no pit stop de Michael Schumacher, acredito que a Mercedes teria conseguido uma dobradinha com folgas.

Restou ao restante do grid a briga pelo restante das posições. A largada já derrubou os dois carros da Sauber da ponta e colocou as McLarens e Lotus na briga. Logo atrás estavam as Williams e as Ferraris.

De cara ficou clara a estratégia dos times. McLaren e Lotus fariam três paradas e a Mercedes, mostrando ter solucionado o problema de consumo de pneus, partiria para duas. O mesmo faria Sebastian Vettel seguindo para duas paradas contra três de Mark Webber.

Até o terceiro pit stop da McLaren Jenson Button incomodou bastante Nico Rosberg na briga pela ponta, mas um problema na colocação de uma das rodas nesta última parada fez o inglês brigar mesmo pelo segundo lugar com Lewis Hamilton e Vettel.

Curiosamente o único piloto que fez duas paradas e se deu bem foi Nico Rosberg. Vettel perdeu muito rendimento nas voltas final e caiu do terceiro para o quinto lugar, enquanto Kimi Raikkonen teve uma queda mais acentuada, nas últimas dez voltas caiu do segundo para o 14º lugar.

O equilíbrio da Fórmula 1 neste início de temporada está tão grande que a diferença dos carros, na maioria não foi maior que dez segundos. O final da prova teve todos os carros muito próximos e em disputa constante por posições. Foi aí que a Ferrari pode ter errado na estratégia de Felipe Massa. Se o brasileiro faz a parada duas voltas antes em cada um dos pit stops a estratégia do brasileiro teria funcionado e retornado a pista a frente de grupos de carros que não fossem mais lentos ao ponto de não conseguir a ultrapassagem.

Sutton/GP Update.net
Sem vencer no campeonato, Hamilton é o líder após três provas
Excelente corrida da Williams que pontuou com os dois carros e também na estratégia de duas paradas. O time é o sétimo no campeonato de construtores com uma pontuação muito maior que a do último ano. O motor Renault fez diferença no conjunto de Grove.


A ponta do campeonato é de Lewis Hamilton. O inglês não venceu, mas tem três terceiros lugares em três corridas. Button é o segundo pelo 14º lugar da Malásia. Curiosamente Fernando Alonso é o terceiro sempre terminando na zona de pontuação. Entre os construtores o time com maior potencial de crescimento após o GP da China é a Mercedes. Para isso, precisa diminuir o número de abandonos e erros. Schumacher e Rosberg terminaram apenas uma vez na zona de pontuação cada.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
1) Lewis Hamilton (ING) – 45 pts;
2) Jenson Button (ING) – 43 pts;
3) Fernando Alonso (ESP) – 37 pts;
4) Mark Webber (AUS) – 36 pts;
5) Sebastian Vettel (ALE) – 28 pts;
6) Nico Rosberg (ALE) – 25 pts;
7) Sérgio Pérez (MEX) – 22 pts;
8) Kimi Raikkonen (FIN) – 16 pts;
9) Bruno Senna (BRA) – 14 pts;
10) Kamui Kobayashi (JAP) – 9 pts;
11) Romain Grosjean (FRA) – 8 pts;
12) Paul Di Resta (ESC) – 7 pts;
13) Jéan-Eric Vergne (FRA) – 4 pts;
14) Pastor Maldonado (VEN) – 4 pts;
15) Daniel Ricciardo (AUS) – 2 pt;
16) Nico Hülkenberg (ALE) – 2 pts;
17) Michael Schumacher (ALE) – 1 pt;

1) McLaren - Mercedes (ING) – 88 pts;
2) Red Bull - Renault (AUT) – 64 pts;
3) Ferrari (ITA) – 37 pts;
4) Sauber – Ferrari (SUI) – 31 pts;
9) Mercedes (ALE) – 26 pts;
5) Lotus - Renault (ING) – 24 pt;
7) Williams - Renault (ING) – 18 pts;
6) Force India - Mercedes (IND) – 9 pts;
8) Toro Rosso - Ferrari (ITA) – 6 pts;

A próxima corrida acontece no próximo final de semana, entre os dias 20 e 21 de abril, em Sahkir, no conturbado Bahrain.

Nenhum comentário: