19 abril 2012

F1 - GP do Bahrein (1)

Essa é uma das prévias de GP mais estranhas que fiz, já que não é só a parte esportiva que será abordada. O clima ainda é tenso no Bahrein. Ontem à noite funcionários da Force India ficaram presos em um protesto em que os manifestantes estavam usando coquetéis molotov. O episódio fez com que um dos integrantes do time retornasse à Inglaterra. Segundo outras informações, os manifestantes prometem "Dias de Fúria" durante o final de semana do GP bahrenita. Segundo o jornalista Mathias Brunner, da revista Speed Week, a situação não é tão crítica quanto falam os manifestantes, mas não é tão calma como diz o governo.
Na parte esportiva eu começo pela nova decepção que a FIA dá ao público com a zona de ativação do DRS (asa móvel traseira). Foi escolhida apenas a maior reta, que neste caso é a principal, das quatro que tem no traçado. A zona para utilização do DRS durante a corrida começa um pouco antes da linha de chegada e termina no final da reta. A detecção acontece antes das curvas 14 e 15, que juntas trazem para a reta principal. A FIA ficou devendo novamente já que o traçado tem boas retas para utilização do sistema.

O comissário convidado para a corrida é o mesmo do GP chinês, o italiano Emanuele Pirro. O ex-Fórmula 1 não teve grandes problemas no último GP, fora as advertências para Pastor Maldonado e Pedro De La Rosa após a classificação para o GP da China no último sábado por atrapalharem Heikki Kovalainen e Bruno Senna, respectivamente.

Os compostos que a Pirelli vai fornecer serão os macios (amarelos) e os médios (brancos), essa é a terceira vez que esta dupla de compostos será usada nesta temporada. Estes dois compostos foram escolhidos para a Austrália e a China, além disso, o composto médio também foi usado no GP da Malásia de Fórmula 1. Curiosamente os pneus de chuva também foram usados nos três finais de semana de corrida da categoria neste ano.

Falando em clima, a previsão não aponta chuva para este final de semana em Sakhir. A temperatura deve ficar entre os 19 e 32ºC já na sexta-feira e varia muito próximo destes valores no sábado e no domingo. No dia da corrida a previsão diz que o sol vai aparecer entre nuvens.

Em 2010, Fernando Alonso venceu em sua estreia pela Ferrari. O tempo final de corrida foi de 1h39m20s396. Neste ano a corrida está prevista para ter 57 voltas no traçado de 5.412 metros de extensão. A volta recorde foi marcada no ano de 2004, Michael Schumacher registrou o tempo de 1m30s252 quando ainda corrida pela Ferrari.

Nenhum comentário: