14 maio 2012

GP da Espanha (3) - Vitória venezuelana

Desde 1983 não acontece de cinco equipes vencerem nas cinco primeiras etapas da Fórmula 1. Sem dúvida esta temporada vai entrar para a história do automobilismo internacional. A mudança de regra, com o banimento do difusor aquecido, mexeu significativamente com a ordem dos fatores na Fórmula 1 e ajudou a categoria chegar a um equilíbrio que há muito tempo não tinha.

Como falei por aqui no sábado, a minha aposta para a corrida, com a punição de Lewis Hamilton, era a Lotus. Para mim, o time preto e dourado tem os carros que se comportam melhor no pior momento dos pneus e era daí que eles tirariam vantagem para vencer a corrida. De fato os carros da Lotus foram melhores no final do trecho de cada pneu, porém Pastor Maldonado e Fernando Alonso andaram muito em Barcelona.

A Williams definitivamente tem um carro muito bom. A última vitória havia sido no GP do Brasil de 2004, com o colombiano Juan Pablo Montoya e os motores BMW no modelo inglês. Depois de uma sequência de sete anos de queda de rendimento e crise financeira constante, o time parece ter ressurgido em 2012. O reflexo está na corrida de ontem e no belo início de temporada do time. Bruno Senna fez excelentes provas na três primeiras etapas do ano, já nas duas últimas Pastor Maldonado revertou a situação negativa em relação ao companheiro de equipe.

O venezuelano contou com a boa estratégia da Williams, que fez as trocas de pneus no tempo certo enquanto a Ferrari fazia Fernado Alonso dar mais duas voltas com os pneus desgastados. A distância aberta após cada pit stop pela dupla Maldonado/Alonso deu tranquilidade em relação a Raikkinen que não teve tempo de ultrapassar nas voltas finais, mesmo com um ritmo muito superior aos dois primeiros.

A briga entre Bruno Senna e Michael Schumacher foi deflagrada. No último GP do Brasil os dois já andaram se enroscando e o acidente que obrigou os dois abandonarem o GP espanhol teve, para mim, parcela de culpa das duas partes. Senna não deveria ter retornado para o lado esquerdo da pista se já tinha feito o movimento para a direita e Schumacher deveria ter freado antes sabendo que a briga ficaria para o ponto de freada sabendo que estava por fora. O alemão perde cinco posições no grid de Mônaco.

Felipe Massa está a cada corrida assinando o seu passaporte de despedida da Ferrari e da categoria. O brasileiro ainda tem um espírito de piloto aguerrido, mas não consegue manter posições ou conquistá-las com facilidade. O carro vermelho não ajuda mesmo, mas Alonso frequentemente tem tirado "leite de pedra" e Massa não costuma entrar no Top 10 desde o início da temporada. No campeonato Alonso é o vice-líder com o mesmo número de pontos de Sebastian Vettel, o líder, enquanto Massa divide as últimas posições dos que pontuaram com Schumacher e Daniel Ricciardo, os três com dois pontos cada.


A minha aposta para as próximas etapas é que este equilíbrio permaneça. Uma vitória da Lotus em Mônaco com toda a certeza pode ser esperada, já que Raikkonen já venceu em Monte Carlo e o time já chegou perto duas vezes nesta temporada.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores (os pilotos e equipes que venceram estão marcados em amarelo):
1) Sebastian Vettel (ALE) - 61 pts;
2) Fernando Alonso (ESP) - 61 pts;
3) Lewis Hamilton (ING) - 53 pts;
4) Kimi Raikkonen (FIN) - 49 pts;
5) Mark Webber (AUS) - 48 pts;
6) Jenson Button (ING) - 45 pts;
7) Nico Rosberg (ALE) - 41 pts;
8) Romain Grosjean (FRA) - 35 pts;
9) Pastor Maldonado (VEN) - 29 pts;
10) Sérgio Pérez (MEX) - 22 pts;
11) Kamui Kobayashi (JAP) - 19 pts;
12) Paul Di Resta (ESC) - 15 pts;
13) Bruno Senna (BRA) - 14 pts;
14) Jean-Eric Vergne (FRA) - 4 pts;
15) Nico Hülkenberg (ALE) - 3 pts;
16) Daniel Ricciardo (AUS) - 2 pts;
17) Felipe Massa (BRA) - 2 pts;
18) Michael Schumacher (ALE) - 2 pts;

1) Red Bull - 109 pts;
2) McLaren - 98 pts;
3) Lotus - 84 pts;
4) Ferrari - 63 pts;
5) Mercedes - 43 pts;
6) Williams - 43 pts;
7) Sauber - 41 pts;
8) Force India - 18 pts;
9) Toro Rosso - 6 pts;
10) Marussia - 0 pt;
11) Caterham - 0 pt;
12) HRT - 0 pt.

Nenhum comentário: