18 junho 2012

24 Horas de Le Mans (2)

A Audi venceu mais uma vez as 24 horas de Le Mans. Esta foi a décima vitória da montadora na prova e em um período de 12 anos (entre 2000 e 2012, a Audi só perdeu em 2003 [Bentley] e 2009 [Peugeot]) e a segunda do trio formado por Marcel Fässler (SUI), André Loterer (ALE) e Benoît Tréluyer (FRA). Os alemães acabaram com qualquer concorrência na prova e conseguiram colocar os seus quatro carros nas cinco primeiras posições.

Neste ano a vitória foi um pouco mais tranquila, mesmo assim a fábrica de Ingolstadt não deixou de ter ameaças a sua vitória e olha que algumas delas vieram de lugares inesperados.

Começando por algo que não tinha citado no post anterior. Após o acidente que tirou o segundo carro da Toyota da corrida, o primeiro carro japonês ameaçou os planos alemães ao fazer uma bela disputa pela ponta da corrida.



Os orientais não contavam com o Delta Wing em seu caminho e depois disso a prova ficou aberta para a vitória alemã. Só que se outras ameaças estavam por vir para incomodar a Audi. A manhã chegou e os problemas começaram a surgir para os carros de Ingolstadt. A primeira foi a colisão do carro nº3 com um muro na saída de uma chincane. O carro sofreu grandes avarias e se arrastou até os boxes para fazer os reparos necessários. Curiosamente o acidente aconteceu justamente quando o carro alemão descontava a vantagem para o Lola que ocupava a quarta posição na corrida. Qualquer chance de recuperação do terceiro carro da Audi foi por água abaixo.



No momento do acidente do carro nº3, os dois carros híbridos da Audi brigavam pela liderança da corrida e em um momento de descuido de Allan McNish a briga se encerrou e chegou a colocar o chefe de equipe da montadora para ajudar nos reparos



Sem mais sustos e disputas a corrida ficou na mão do trio que já tinha a vitória no ano anterior e a montadora só se preocupou em agrupar os seus carros na pista para encerrar a corrida.



Na classe LMP2, a vitória ficou com o trio Vicente Potolicchio (VEN), Ryan Dalziel (ESC) e Thomas Kimber-Smith (ING) conduzindo um Honda HPD ARX 03b. Na GTE Pro, o ex-Fórmula 1 Giancarlo Fisichella (ITA) acompanhado de Gianmaria Bruni (ITA) e Toni Vilander (FIN) venceu a prova com uma Ferrari 458 Italia. Para encerrar, na classe GTE Am, a vitória foi do trio Patrick Bornhauser (FRA), Julien Canal (FRA) e Pedro Lamy (POR) com uma Corvette C6 ZR1

Confira a classificação final das 24 horas de Le Mans:
1) Marcel Fässler(SUI)/André Lotterer(ALE)/Benoit Tréluyer(FRA) [Audi R18 e-tron quattro] [LMP1] 24h01m16s128;
2) Dindo Capello(ITA)/Tom Kristensen(DIN)/Allan McNish(ESC) [Audi R18 e-tron quattro] [LMP1] + 1 volta;
3) Marco Bonanomi(ITA)/Oliver Jarvis(ING)/Mike Rockenfeller(ALE) [Audi R18 Ultra] [LMP1] + 3 voltas;
4) Nicolas Prost(FRA)/Neel Jani(SUI)/Nick Heidfeld(ALE) [Lola B12/60 Coupe - Toyota] [LMP1] + 11 voltas;
5) Romain Dumas(FRA)/Loic Duval(FRA)/Marc Gené(ESP) [Audi R18 Ultra] [LMP1] + 12 voltas;
7) Vicente Potolicchio(VEN)/Ryan Dalziel(ESC)/Thomas Kimber-Smith(ING) [HPD ARX 03b - Honda] [LMP2] + 24 voltas;
17) Giancarlo Fisichella(ITA)/Gianmaria Bruni(ITA)/Toni Vilander(FIN) [Ferrari 458 Italia] [LM GTE Pro] +42 voltas;
50) Patrick Bornhauser(FRA)/Julien Canal(FRA)/Pedro Lamy(POR) [Corvette C6 ZR1] [LM GTE Am] +49 voltas;
52) Marino Franchitti(ESC)/Michael Krumm(ALE)/Satoshi Motoyama(JAP) [Delta Wing Nissan] [CDNT] + 303 voltas.

Nenhum comentário: