13 junho 2012

Vintage Kart Race em Irati

Na última semana estava navegando pela internet quando um camarada que conheci durante o curso de jornalismo me abordou e perguntou se poderia enviar um texto sobre uma competição de Karts antigos. Logo abaixo está o texto que, o agora jornalista, Leonardo Barroso escreveu e foi publicado no Jornal Hoje Centro Sul. Confere aí a matéria "Vintage Kart Race no Kartódromo Ildefonso Zanetti, em Irati":

por Leonardo Schenato Barroso

No último final de semana, a “Vintage Kart Race” aconteceu no Kartódromo lldefonso Zanetti, em Irati, a segunda pista de kart construída no Paraná. Nesta prova, participam apenas karts antigos restaurados e réplicas destes modelos. Além de toda emoção da competição, também foi uma boa oportunidade para entender melhor a história do kartismo.

Tchê, um dos primeiros mecânicos de Ayrton Senna
O kartismo tem uma contribuição enorme para todos os pilotos e fãs de corrida no Brasil. Ayrton Senna – que ainda faz muita falta na Fórmula I – começou sua carreira pilotando kart. Falando nisso, quem esteve presente no evento foi Lúcio Pascual, o “Tchê”, mecânico e amigo de Senna no início de carreira. Tchê contou como foi a evolução de Ayrton: “Foi uma carreira construída aos poucos. Ele correu de kart por oito anos e passou por toda a escala da competição, começando pela categoria júnior e chegando até os campeonatos internacionais e o mundial”. Tchê também reforçou que Senna nunca foi um talento revelado da noite para o dia, mas sim um dos pilotos que mais se esforçava para melhorar seus resultados.

Marcelo Afornali é participante e um dos organizadores do evento
No sábado, quando começaram os preparativos da corrida e dos karts, o tempo estava bom, o que facilitou a verdadeira “exposição” de karts antigos. Um dos principais nomes por trás do evento é o de Marcelo Afornali, que organiza o site Museu do Kart. Afornali é formado em História e participou de competições de kartismo durante vários anos, sendo inclusive campeão paranaense em 1996. Ele uniu sua paixão e sua graduação para se tornar restaurador de karts de época. A qualidade da Vintage Kart Race mostra que o seu trabalho tem um valor imenso para resgatar a história do esporte.

Kart de dois motores de Henri Strasser
Uma das atrações que mais chamou a atenção foi um kart modelo 1970 que funciona com dois motores. “Em 1965 surgiu uma categoria com dois motores importados e em 1970 ela foi expandida para dois motores nacionais, com um modelo de kart como esse. Ela durou apenas um ano, num total de treze corridas”, lembra Henri Strasser, que venceu doze destas treze corridas para se tornar o campeão da modalidade. Strasser participou da prova em Irati com uma réplica de seu kart original. Outro destaque foi um modelo 1967 amarelo, de Pedro Luís Buchholz, no qual o piloto ficava em uma posição mais “deitada” em relação aos modelos posteriores.

Modelo 1967 de Pedro Luís Buchholz
No domingo de corrida choveu o dia inteiro. Isso preocupou parte dos organizadores, já que o kartódromo Ildefonso Zanetti fica num terreno próximo à Floresta Nacional de Irati, na BR-153, trecho entre Irati e Imbituva. Para chegar até a pista, é necessário passar por alguns metros de terra, que com chuva vira barro e lama. Felizmente, quase todos os pilotos que estavam presentes no sábado apareceram. O tempo chuvoso ainda rendeu algumas fotos legais.

Foram realizadas duas baterias de corrida. No fim, como competiram diversos modelos de categorias diferentes, o resultado foi dado de acordo com o critério da regularidade. Foram tomados os tempos de cada volta de todos os pilotos. Aquele que mais manteve regularidade durante a prova inteira, venceu. A corrida terminou pouco depois das 18h e o resultado final saiu perto das 19h.

Pódio com os cinco melhores do Vintage Kart Race
No fim, o pódio ficou assim:
1) Marcelo Eduardo Afornali;
2) Pedro Luís Buchholz;
3) Eduardo Pimenta;
4) Luis Felipe Rebesco;
5) Rodrigo Bernardes.

Nenhum comentário: