17 julho 2012

A evolução da Fórmula 1

Não é difícil ver a Fórmula 1 trazendo novas regras e soluções para que os carros se tornem cada vez mais rápidos. Não são raras, também, as oportunidades que os times aproveitam para chegar à beira de passar o regulamento com a intenção que o seu carro conquiste 0s2, ou menos, por volta e ser mais rápido que o adversário.

Diante desta competição tão cara e apertada, os times criam soluções que revolucionam o esporte, destas poucas continuam e muitas ficam pelo caminho. Quem nunca ouviu falar do carro-asa? Ou então do freio inteligente? Este último foi uma solução importantíssima para o problema de instabilidade que tinha o “Classe A”, da Mercedes. O freio a disco é outra inovação das pistas que foi para as ruas faz tempo.

A Fórmula 1 evoluiu durante estes mais de 60 anos de história e muito do que a categoria criou usufruímos no nosso dia-a-dia, ou então, também foi “copiado” por outras categorias do automobilismo mundial e se tornaram soluções importantes. A Audi é um exemplo. Ganhou as 24 horas de Le Mans com o sistema de reaproveitamento de energia criado pela Williams (equipe que está na Fórmula 1 desde 1975).

No video vídeo abaixo, você pode conferir a evolução que a categoria sofreu com o passar dos anos. Veja que no final da década de 50 o motor deixou de ser dianteiro e foi para a traseira. Quase uma década depois apareceu o aerofólio (a grande asa na traseira do carro), essa peça foi importada da Fórmula 3 Inglesa. Entre as décadas de 70 e 90 se percebe o tímido surgimento da asa dianteira e também a estabilização da altura do carro. Também dá para notar o aumento e diminuição das asas e motores, a modernização dos volantes e como os carros deixaram de ser tão robustos.



É por essa e por outras que a Fórmula 1 não é apenas um bando de carros correndo um atrás do outro.

A indicação do vídeo veio do Igor Frederico Bratkoski, o Fritz, que viu no “Chongas”.

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