Para mediar a corrida em Hockenheim, a FIA chamou o ex-Fórmula 1 Derek Warwick. O britânico fará a sua quinta aparição como comissário convidado, a primeira neste ano. Warwick participou de 146 GPs da categorias entre os anos de 1981 e 1993 correndo pelas equipes Toleman, Renault, Brabham, Arrows e Lotus.
Quem já começa a corrida com uma punição é o francês Romain Grosjean, da Lotus. O time aurinegro se viu obrigado a fazer a troca da caixa de câmbio do carro de Grosjean após perceber um grave problema no conjunto durante o trecho final da corrida da Inglaterra. O francês perde cinco posições no grid de largada da Alemanha como punição pela troca.
Desta vez parece que a FIA acertou. Também não tinha como errar muito agora. O atual traçado de Hockenheim, ao contrário do antigo, não tem retas longas que permitam o uso efetivo do DRS, para isso, a entidade se viu obrigada a permitir o uso na parte de maior aceleração da pista, entre as curvas 4 e 6. A detecção acontece na saída da curva 4 e poucos metros depois começa o trecho de permissão do sistema que libera a abertura da asa traseira móvel.
Curiosamente a previsão do tempo indica chuva para parte do final de semana, assim como aconteceu na Inglaterra, última prova disputada. Nesta sexta e no sábado, espera-se chuva com temperaturas variando entre 12 e 22ºC. No domingo, está previsto que o sol apareça entre nuvens e que a temperatura varie entre os 11 e 22ºC.
Novamente os calçados serão fatores importantes para a corrida. A Pirelli faria testes do novo composto duro na sexta-feira do GP da Inglaterra, mas como choveu a montadora não fez nenhum teste e o composto será levado para a Alemanha sem que as equipes tenham noção da durabilidade e aderência que o composto pode oferecer. Para acompanhar os compostos duros, também serão levados os compostos macios, deixando a dúvida que pairou durante o GP inglês: qual composto é o mais rápido com pista seca? Em Silverstone, mesmo tendo menos aderência, o composto duro se mostrou ser a melhor opção, já que na média dos tempos das voltas o pneu duro era mais rápido o pneu macio.
Nas últimas cinco corridas da Fórmula 1 em Hockenheim dois pilotos dividiram o maior número de vitórias, com duas cada: Michael Schumacher (2004 e 2006) e Fernando Alonso (2005 e 2010). Um detalhe importante coloca a Ferrari como a maior vencedora destas últimas cinco corridas em Hockenheim, a última vitória de Alonso nesta pista foi no ano de estreia do espanhol na Ferrari, a vitória de 2005 foi pela “extinta” Renault. Desta forma, os italianos tem três vitórias nas últimas cinco corridas nesta pista. Lewis Hamilton, pela McLaren, venceu a edição de 2008. Nem Sebastian Vettel, nem Mark Webber e nem a Red Bull venceram por estas bandas da Alemanha. O time tem que quebrar este tabu para encostar de vez na briga pelo título de pilotos.
Confira a programação para o GP da Alemanha:
Treino Livre 1 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 2 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 3 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.
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