05 julho 2012

GP da Inglaterra (1)


O GP da Ingleterra está chegando neste final de semana e o primeiro GP da Fórmula 1 já promete antes mesmo de começar. Não só pela indefinição do campeonato, mesmo com oito corridas disputadas, mas pelo clima previsto, pneus, punições e outras coisas mais.

Começando pelos pilotos punidos na etapa da Europa. Kamui Kobayashi e Jean-Éric Vergne perdem posições no grid de largada por toques na corrida de Valência. Koba perde cinco posições pelo toque em Felipe Massa logo após a saída do safety car, já o caso de Vergne é um pouco mais grave porque o francês não perdeu apenas posições no grid. Além das 10 posições que serão descontadas no grid de Silverstone, o piloto da Toro Rosso teve que desembolsar €$25 mil (algo próximo de R$ 65 mil) pelo toque em Heikki Kovalainen e que chamou o safety car da corrida anterior.

Ainda falando em decisões sobre as atitudes dos pilotos na pista, o ex-piloto convidado para ajudar os comissários durante o final de semana do GP da Inglaterra é o campeão de 1992 da Fórmula 1, Nigel Mansell. O Leão já ocupou este cargo durante este ano no GP de Mônaco e desempenhou um bom papel durante o final de semana sem grandes polêmicas e usando o bom senso em algumas oportunidades.

Para esta corrida a Pirelli vai disponibilizar os pneus macios (amarelos) e duros (prateados), além dos intermediários (verde) e de chuva (azuis) que sempre estão disponíveis para as corridas. No caso do GP deste final de semana, caso a previsão do tempo se confirme, os pneus terão um durabilidade maior que a esperada e é bem possível que os pilotos consigam ficar em uma parada apenas.

E seguindo o que disse lá no início, o clima promete. Segundo a previsão do tempo da categoria, a chuva estará presente nos três dias de atividades em Silverstone com a temperatura variando entre os 12 e 18ºC. Clima ameno para o GP inglês.

É bem provável que a chuva não deixe os pilotos usarem o DRS, ou asa traseira móvel, durante os treinos e a corrida. Quando a corrida, ou treinos, acontecem em piso molhado fica a critério da direção de prova permitir ou não o uso do sistema. Caso a corrida ocorra sem chuva, somente um trecho da pista foi liberado pela FIA para a utilização do DRS. O trecho que será permitida a abertura da asa está entre as curvas 4 e 6 e a detecção da diferença entre os carros acontecerá antes da curva 3. Este é mesmo trecho liberado pela entidade no ano passado. Lembrando que durante os treinos livres e o classificatório os pilotos podem usar o sistema em qualquer trecho da pista caso não chova.

Confira a programação para o GP da Inglaterra, sempre no horário de Brasília:
Treino Livre 1: Sexta-feira - 6h
Treino Livre 2: Sexta-feira - 10h
Treino Livre 3: Sábado - 6h
Classificação: Sábado - 9h
Corrida: Domingo - 9h

Nenhum comentário: