22 agosto 2012

“Esperava mais de mim”

Sutton/GP Update
Barrichello não está satisfeito com a sua equipe na Indy
Tenho quase certeza de que boa parte das pessoas que acompanham não só o automobilismo, mas o esporte em geral, também esperavam mais de Rubens Barrichello na Indy. O brasileiro soltou a frase do título nas duas últimas semanas, quando começou a aparecer na mídia pelas declarações não muito amistosas com relação a KV Racing, time em que corre, ao carro e as pistas da categoria.

Que o “Plano A” de Barrichello no início deste ano era correr na Fórmula 1, de preferência pela Williams, não era novidade para ninguém. O piloto com o maior número de largadas na categoria só conseguiu parte do dinheiro necessário para correr na categoria máxima do automobilismo e foi deixado de lado pelo time de Grove.

Ao ver que o “irmão” estava sem carro, Tony Kanaan ofereceu um teste com o novo carro da Indy. Barrichello e KV, com a ajudinha do cupido Kanaan, se apaixonaram logo no primeiro olhar. O dinheiro que pouco ajudava na F1 quase fechava a conta na Indy. Foi conversar com mais investidores para fechar mais patrocínios aqui e ali e estava assinado o contrato.

A temporada começou, se desenrolou e o que se viu da parceria Barrichello/KV não foi o que se esperou. O time errou várias vezes na estratégia e nunca ofereceu um carro tão bom ao brasileiro: fato; mas Rubens Barrichello também não rendeu tanto assim. Está certo que em ovais o brasileiro até surpreendeu, mas nos mistos, que são o seu forte, Barrichello esteve bem longe de seu real potencial.

Se esperava mais brigas pela ponta e o máximo que o brasileiro conseguiu, sem os erros do time, foi um sétimo lugar em Iowa, um oval. Em mistos, foi um oitavo lugar logo na segunda etapa da temporada e esta foi corrida em que o decano foi mais combativo. O brasileiro atualmente ocupa o 17º lugar no campeonato, liderou três voltas na temporada e tem mais de 100 pontos de desvantagem para o líder do campeonato (são 215 do brasileiro contra 379 de Will Power).

Ao mesmo que admitiu que poderia ter ido melhor, Rubens Barrichello jogou tudo no ventilador e falou que considera uma troca de equipe, que a KV não se adaptou com o novo modelo da categoria e que considera retornar a Fórmula 1. A sorte de Barrichello é que mesmo sendo abaixo do esperado, a sua temporada de estreia chamou a atenção de outras equipes, e o brasileiro já é especulado em equipes como a Rahal-Letterman e a Sam Schimidt, equipes que não fizeram feio, mas que não estão muito acima da KV no quesito desempenho. Rubens chegou a ser especulado no segundo time da Chip Ganassi, mas a direção da equipe tratou de desfazer o falatório. Mesmo assim, Barrichello não fez o suficiente para um retorno para Fórmula 1, para isso teria de ter feito uma temporada irretocável e, vendo nesta altura do campeonato, a KV não era e nunca seria a equipe para tal desempenho.

Resta agora saber de que forma Barrichello vai conduzir estas negociações para o ano que vem. Se continua ou não Indy? Se sim, por qual equipe? Eu penso que na próxima temporada Rubens Barrichello possa melhorar o seu desempenho e que em breve, não no ano que vem, ele esteja desembarcando em terras tupiniquins para correr na Stock ou qualquer outra categoria daqui do Brasil.

Nenhum comentário: