30 agosto 2012

GP da Bélgica (1)


Depois de um mês, a Fórmula 1 retorna, para alegria de muita gente. Outro motivo para a felicidade dos fãs do automobilismo é o lugar onde a categoria retorna após as férias: Spa-Francorchamps. Este é o lugar favorito da maioria dos pilotos e extremamente bem quisto pelos amantes da velocidade. Outro dado que pode animar ainda mais a corrida em território belga é a marca de 300 GPs que será alcançada por Michael Schumacher, coincidentemente no mesmo circuito em que estreou em 1992 pela Benetton 1991 pela Jordan e venceu pela primeira vez em 1992 pela Benetton.

Uma das coisas que torna Spa-Francorchamps tão especial para todos é o clima imprevisível do traçado de sete quilômetros. A previsão do tempo da Fórmula 1 indica um clima com muita variação entre sexta e domingo. Na sexta, é esperado chuva e uma variação térmica entre os 7 e 17ºC. No sábado, sol e temperatura entre 7 e 18ºC. Para fechar, no domingo, sol entre nuvens e temperatura variando entre 11 e 21ºC. Nem tudo é tão simples no traçado belga. Mesmo com estas previsões tão certinhas, tudo pode mudar e o tempo fugir da previsão dos meteorologistas.

Para enfrentar o longo traçado belga, a Pirelli escolheu os seus compostos mais duros. Esta será a primeira vez que a fabricante de pneus levará os seus compostos mais duros para uma corrida. Sendo assim, estarão disponíveis os seguintes compostos para este fim de semana: médios, duros, intermediários e de chuva.

Para ajudar nas decisões dos comissários, foi convidado o ex-piloto Eliseo Salazar. O chileno passou pela Fórmula 1, IRL, WRC e pelo Rali Dacar. Além disso, Salazar é muito conhecido pela briga com Nelson Piquet no GP da Alemanha de 1982, quando o chileno tocou o carro do brasileiro que não ficou nenhum pouco feliz. Piquet saiu do carro e agrediu Salazar ainda de capacete. Esta é a primeira vez de Eliseo Salazar no posto de comissário convidado.

O DRS, asa traseira móvel, terá apenas uma zona de utilização durante a corrida, se não chover. O trecho de detecção do intervalo entre os carros acontece antes da temida curva “Eau-Rouge”. Se o piloto estiver a menos de um segundo do carro da frente, o DRS poderá ser utilizado na reta após a “Eau-Rouge”. Na verdade não tem outro lugar para usar a asa durante a corrida mesmo, a FIA não tinha outra escolha.

Treino Livre 1 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 2 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 3 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

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