05 setembro 2012

F1 – GP da Bélgica (5) – Embolou de novo

Sutton/ESPN F1
A segunda vitória praticamente recoloca Button na briga do campeonato
Spa-Francorchamps é um dos circuitos onde a Fórmula 1 encontra o seu lugar. A corrida deste domingo lembrou demais algumas corridas da década de 80 e 90 pelos acidentes, disputas, desentendimentos e possibilidades. De tranquilo mesmo, só o primeiro colocado de toda a corrida: Jenson Button. Largou e terminou em primeiro.

A corrida já começou com a queima de largada de Pastor Maldonado, mas o novo erro do venezuelano ficou de lado pouquíssimo tempo depois. O seu companheiro de trapalhadas, Romain Grosjean, cruzou a pista, fechou Lewis Hamilton e estava feito o strike na La Source, primeira curva de Spa-Francorchamps . Os atingidos foram: Kamui Kobayashi, Sérgio Pérez, Pastor Maldonado, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O último inclusive trouxe maior preocupação, já que o carro de Grosjean passou muito perto da cabeça do espanhol. Destes todos, somente Koba continuou na corrida terminando em 13º e com uma volta de atraso. Grosjean está suspenso por uma corrida e não participa do GP da Itália no próximo fim de semana. O substituto do francês é o belga Jérôme D’Ambrosio.

Press Association/ESPN F1
O acidente na largada rendeu uma punição pesada para Grosjean
A suspensão aplicada a Romain Grosjean foi justa. O acidente poderia tomar proporções mais graves e por muito pouco não tomou. Outro que já demorou para a FIA tomar uma posição parecida é Pastor Maldonado, não pela gravidade de nenhum acidente, mas pela sequência deles. O venezuelano acumula 17 punições em 31 GPs, 12 neste ano.

Querendo ou não, o acidente abriu novas possibilidades na prova. Vários pilotos optaram por uma parada, entre eles Sebastian Vettel que saltou do 11º lugar para o segundo. O resultado o alavancou para o segundo lugar no campeonato também, pouco a frente de Mark Webber que fez corrida discreta na Bélgica.

Entre os brasileiros, Felipe Massa fez grande corrida. Chego a pensar que outra atuação como a do final de semana na Bélgica o garante para 2013 na Ferrari (os italianos já sinalizaram a preferência em renovar com o brasileiro), mas com toda a certeza um pódio já traria o contrato para a sua mesa juntinho com uma caneta. Bruno Senna fez melhor volta da prova, uma corrida sensacional, mas a tática da Williams o tirou dos pontos. A parada única foi mal estudada e fez o brasileiro perder pontos preciosos.


A diferença de aproximadamente 40 pontos antes da Bélgica caiu para 24. Diferença importante para o campeonato e volta a tornar tudo mais interessante. Kimi Raikkonen, colado em Webber, entrou na parada precisando vencer para se consolidar como postulante ao título de fato. Hamilton e Button, um pouco mais distantes, voltam a ver a luz no fim do túnel.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
1) Fernando Alonso (ESP) – 164 pts;
2) Sebastian Vettel (ALE) – 140 pts;
3) Mark Webber (AUS) – 132 pts;
4) Kimi Raikkonen (FIN) – 131 pts;
5) Lewis Hamilton (ING) – 117 pts;
6) Jenson Button (ING) – 101 pts;
7) Nico Rosberg (ALE) – 77 pts;
8) Romain Grosjean (FRA) – 76 pts;
9) Sérgio Pérez (MEX) – 47 pts;
10) Michael Schumacher (ALE) – 35 pts;
11) Felipe Massa (BRA) – 35 pts;
12) Kamui Kobayashi (JAP) – 33 pts;
13) Nico Hülkenberg (ALE) – 31 pts;
14) Pastor Maldonado (VEN) – 29 pts;
15) Paul Di Resta (ESC) – 28 pts;
16) Bruno Senna (BRA) – 24 pts;
17) Jéan-Eric Vergne (FRA) – 8 pts;
18) Daniel Ricciardo (AUS) – 4 pts;

1) Red Bull - Renault (AUT) – 272 pts;
2) McLaren - Mercedes (ING) – 218 pts;
3) Lotus - Renault (ING) – 207 pt;
4) Ferrari (ITA) – 199 pts;
5) Mercedes (ALE) – 112 pts;
6) Sauber – Ferrari (SUI) – 80 pts;
7) Force India - Mercedes (IND) – 59 pts;
8) Williams - Renault (ING) – 53 pts;
9) Toro Rosso - Ferrari (ITA) – 12 pts;

A próxima corrida acontece entre os dias 07 e 09 de setembro, em Monza, na Itália.

Nenhum comentário: