10 setembro 2012

F1 – GP da Itália (3) – Inimigo do inimigo, amigo é

Sutton/GP Update
A vitória de Hamilton ajudou Alonso, mas nem tanto
É claro que a frase do título é um pouco exagerada, mas ajuda a exemplificar. A vitória de Lewis Hamilton ajudou demais Fernando Alonso, mas não é tão boa assim para o líder do mundial de Fórmula 1. Os abandonos de Sebastian Vettel e Mark Webber colocaram Hamilton no segundo lugar do campeonato e agora a McLaren vive melhor momento que a Ferrari e a Red Bull.

Com o primeiro lugar de hoje, Hamilton se igualou a Alonso em número de vitórias nesta temporada, três para cada um, e a de hoje o recolou de vez na briga pelo título. O inglês venceu duas das últimas três etapas.

Por outro lado, Alonso que tinha uma diferença de 24 pontos para o segundo colocado no campeonato (Vettel) antes do GP da Itália, agora sai de Monza com a vantagem ampliada para 37 pontos em relação ao segundo no campeonato, que agora é Hamilton. O problema de Alonso é que Hamilton, uma vez embalado no campeonato, é muito difícil de ser parado, principalmente na fase final.

Mesmo assim a corrida em Monza não foi só importante para a definição do campeão deste ano. Os palpites para quem ocupa determinada cadeira em 2013 estão correndo à todo vapor e sendo disparados para todos os lados. Eu diria que hoje três pilotos deram demonstração de que tem chances de tentar algo para o próximo ano. Vamos a lista: Sérgio Pérez, Felipe Massa e Paul Di Resta.

Pérez mostrou que pode correr em qualquer equipe grande. As dez posições conquistadas hoje e o segundo lugar de hoje, o terceiro pódio deste ano, o gabaritam para correr em uma possível vaga aberta na Ferrari, McLaren ou Mercedes.

Por outro lado, Massa fez o dever de casa. Mesmo terminando a corrida atrás de Alonso, Felipe Massa ajudou Alonso trocando de posição com o espanhol quando faltavam menos de vinte voltas. Ponto importantíssimo para uma renovação. [Atualização] Não sou a favor do jogo de equipe, mas o compreendo. Não é porque foi um brasileiro que teve que ceder uma posição melhor na corrida que digo isso, nunca gostei mesmo. Acho que cada um tem que conquistar os seus resultados por méritos próprios, mas tal prática não desmerece e nem engrandece o feito do piloto ou equipe que usam este artifício. Felipe Massa cedeu a posição para Alonso mais uma vez e está ali para isso mesmo, seria hipocrisia dizer o contrário nas atuais circunstâncias. [Fim da atualização]

Pra fechar, Paul Di Resta. Mesmo conquistando apenas uma posição, o escocês foi muito combativo e mostrou boa condução na corrida de hoje, assim como Pérez, teve bom desempenho, mesmo com um resultado mais modesto.


Alonso, Hamilton, Kimi Raikkonen, Vettel, Webber e Jenson Button seguem na briga, mas agora os pilotos da Red Bull passam por situação mais complicada, Hamilton segue buscando alcaçar Alonso e Raikkonen continua precisando de uma vitória para entrar com todas as forças pela taça.

Para facilitar a compreensão de quem sobe e desce no campeonato é que eu vou passar a colocar os números entre colchetes. Números positivos e em verde significam que o piloto subiu no campeonato e em vermelho e negativos, o piloto perdeu posições no campeonato.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
1) [+0] Fernando Alonso (ESP) – 179 pts;
2) [+3] Lewis Hamilton (ING) – 142 pts;
3) [+2] Kimi Raikkonen (FIN) – 141 pts;
4) [–2] Sebastian Vettel (ALE) – 140 pts;
5) [–2] Mark Webber (AUS) – 132 pts;
6) [+0] Jenson Button (ING) – 101 pts;
7) [+0] Nico Rosberg (ALE) – 83 pts;
8) [+0] Romain Grosjean (FRA) – 76 pts;
9) [+0] Sérgio Pérez (MEX) – 65 pts;
10) [+1] Felipe Massa (BRA) – 47 pts;
11) [–1] Michael Schumacher (ALE) – 43 pts;
12) [+0] Kamui Kobayashi (JAP) – 35 pts;
13) [+2] Paul Di Resta (ESC) – 32 pts;
14) [–1] Nico Hülkenberg (ALE) – 31 pts;
15) [–1] Pastor Maldonado (VEN) – 29 pts;
16) [+0] Bruno Senna (BRA) – 25 pts;
17) [+0] Jéan-Eric Vergne (FRA) – 8 pts;
18) [+0] Daniel Ricciardo (AUS) – 4 pts;

1) [+0] Red Bull - Renault (AUT) – 272 pts;
2) [+0] McLaren - Mercedes (ING) – 243 pts;
3) [+1] Ferrari (ITA) – 226 pts;
4) [–1] Lotus - Renault (ING) – 217 pt;
5) [+0] Mercedes (ALE) – 126 pts;
6) [+0] Sauber – Ferrari (SUI) – 100 pts;
7) [+0] Force India - Mercedes (IND) – 63 pts;
8) [+0] Williams - Renault (ING) – 54 pts;
9) [+0] Toro Rosso - Ferrari (ITA) – 12 pts;

A próxima corrida é o GP de Cingapura e acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, na Marina Bay, em Cingapura.

Nenhum comentário: