07 setembro 2012

GP da Itália (1)


A Fórmula 1 chega a um dos templos do automobilismo: Monza, na Itália. Monza normalmente abriga a corrida mais rápida da temporada. Não é raro ver a corrida italiana ter menos de 1h20m de duração. Numa prova tão rápida uma boa classificação é muito importante.

Dois pilotos receberam punições na Bélgica que afetaram as suas participações na Itália. Pastor Maldonado recebeu duas punições e perde dez posições no grid de largada da corrida de Monza. Outro que teve sua participação afetada no GP da Itália foi Romain Grosjean. Por causa do acidente da largada de Spa-Francorchamps, Grosjean foi suspenso e não participa da corrida na Itália, no seu lugar corre o belga Jérôme D’Ambrosio, reserva da própria Lotus.

O piloto convidado para ser comissário no GP da Itália é um velho conhecido da categoria: Emanuele Pirro. A primeira participação de Pirro como comissário foi no GP de Abu Dhabi de 2010 e neste ano será a terceira participação do italiano. Antes, Pirro foi comissários no GPs da China e do Bahrein.

Pelo menos com o tempo Pirro não terá com que se preocupar, segundo a previsão do tempo o sol marcará presença todos os três dias de atividades em Monza. As temperaturas vão variar entre os 17 e 28ºC.

Pelas altas temperaturas previstas foi que a Pirelli escolheu os seus compostos mais duros para o final de semana italiano. Essa será a segunda vez que os compostos médios e duros foram escolhidos para uma corrida, a corrida que usou esta combinação foi o GP anterior na Bélgica. A escolha é feita pela alta velocidade do circuito que acaba dispensando um pouco a aderência.

Para aumentar a disputa no rápido circuito de Monza, a FIA liberou pela segunda vez uma segunda zona de ativação do DRS. A segunda zona de ativação do sistema só tinha sido utilizada na abertura do campeonato, na Austrália.

Treino Livre 1 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 2 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 3 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: