13 outubro 2012

F1 – GP da Coreia do Sul (2) – Dobradinha invertida

Os treinos livres viram o domínio de Sebastian Vettel que foi quase absoluto. Tirando o primeiro treino, liderado por Hamilton, o alemão comandou os outros dois colocando larga vantagem sobre os adversários em ambas as sessões. Situação que o credenciava a ser o favorito a pole.

No treino classificatório a situação seguia da mesma forma, sempre com o domínio do alemão. No Q1, o brasileiro Bruno Senna, que reclamou demais da parte aerodinâmica de sua Williams, ficou em 18º e se juntou aos pilotos de HRT, Caterham e Marrusia. Mesmo marcando o 21º tempo, Charles Pic larga do último lugar por ter perdido 10 posições como punição por trocar o motor.

No Q2, a disputa foi maior e foi Jenson Button quem ficou e não conseguiu ir para a última parte do treino classificatório por problemas em seu carro. Junto com o inglês, as duas Sauber também não conseguiram alcançar o Q3. O traçado de Yeongam tem várias curvas de alta e asfalto liso que dificultam o ritmo dos carros durante a volta rápida, situação que dificulta o acerto ideal para treinos e corrida. Por este motivo, as mudanças e o equilíbrio do final de semana ser maior que o normal.

Mesmo dominando a maior parte dos treinos livres e as duas primeiras partes da classificação, Vettel não conseguiu marcar a pole. Mark Webber surpreendeu a todos e durante a segunda tentativa o australiano desbancou o companheiro de equipe e larga na frente. Lewis Hamilton parte do terceiro lugar e atrapalha os planos de Fernando Alonso, que vem em quarto. Felipe Massa, em um bom final de semana, parte do sexto lugar.

Ao contrário do Japão, a Red Bull andou bem, mas a Ferrari também demonstrou ter bom ritmo. Webber e Hamilton serão peças importantes durante a corrida de amanhã. Com os dois no meio da briga de Vettel e Alonso tudo pode acontecer. Eu acredito que a definição do vencedor da corrida e uma mudança, ou não, na situação do campeonato venha da briga destes quatro pilotos.

Confira como ficou classificação para o GP da Coreia do Sul, em Yeongam:

A corrida acontece na madrugada de sábado para domingo, às 3h da manhã.

Nenhum comentário: