03 outubro 2012

GP do Japão (1)


A Fórmula 1 chega ao Japão para a sua 15ª etapa da temporada. Depois desta corrida restarão apenas cinco GPs para definir o campeão de 2012. Antes de todo o encerramento da segunda temporada asiática no calendário da Fórmula 1, temos os GPs japonês e sul-coreano.

A corrida de Cingapura já terminou fazendo com que o heptacampeão da categoria, o alemão Michael Schumacher, chegasse a Suzuka com uma punição de dez posições no grid da corrida japonesa. Tudo isso por causa do acidente que o alemão causou durante a corrida em Marina Bay, saindo e também tirando da corrida o francês Jean-Eric Vergne.

Outro que já chega com punição em Suzuka é Jenson Button. A McLaren se viu obrigada a trocar a caixa de câmbio do carro do inglês e com isso o campeão de 2009 perde cinco posições no grid de partida para a corrida. Cinco posições que podem ser de grande importância para Button, quinto no campeonato e com uma desvantagem de 75 pontos para o líder Fernando Alonso.

Falando em punições, o comissário convidado para a etapa japonesa da Fórmula 1 é o britânico Derek Warwick. O ex-piloto de Toleman, Renault, Brabham, Arrows e Lotus já exerceu o posto de comissário neste ano durante o GP da Alemanha, vencido por Fernando Alonso. Na oportunidade Sebastian Vettel e Sérgio Pérez foram penalizados por atitudes anti-desportivas.

Ainda falando da FIA, a entidade definiu apenas uma zona de ativação do DRS, a asa móvel traseira, para o GP do Japão. Assim como no ano passado, a reta dos boxes é o local onde os pilotos acionaram o dispositivo durante a corrida, mas algumas coisas foram alteradas em relação ao último ano. O ponto de detecção ficou mais próximo do início da zona de ativação do DRS, exatamente 50 metros antes da curva 16, enquanto a ativação acontece logo depois da curva 18.

Para a corrida no Japão a Pirelli vai levar os compostos macios (amarelos) e os duros (prateados ou cinza). Esta é a segunda vez que a fabricante faz esta escolha nesta temporada, esta combinação já foi usada nos GPs da Espanha e Inglaterra. Ainda está prevista pelo menos mais uma utilização desta combinação de pneus, é para o GP da Índia, entre os dias 26 e 28 deste mês.

A Pirelli também vai enviar os compostos para pista molhada, mas segundo a previsão de tempo da categoria eles não serão usados. A previsão indica sol durante todos os dias de atividades em Suzuka e temperaturas variando entre os 15 e 25ºC. Lembrando que estes dados podem sofrer alteração.

Confira a programação para o final de semana da Fórmula 1 em Suzuka, no Japão, sempre no horário de Brasília:
Treino Livre 1 - Quinta-feira - 22h;
Treino Livre 2 - Sexta-feira - 02h;
Treino Livre 3 - Sexta-feira - 23h;
Classificação - Sábado - 02h;
Corrida - Domingo - 03h.

Nenhum comentário: