07 outubro 2012

GP do Japão (3) – A briga é direta

A corrida de hoje não teve muitas brigas pela ponta, Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta e não foi incomodado ao ponto de se sentir ameaçado na liderança da corrida. Na verdade mesmo, a largada foi o momento que definiu muita coisa na prova e três toques nas primeiras curvas foram de grande importância. O primeiro, Kimi Raikkonen em Fernando Alonso, fez com que o espanhol tivesse o pneu furado e abandonasse a prova. O segundo, Romain Grosjean em Mark Webber, jogou os dois carros para o final do grid e ainda rendeu um Stop and Go para o francês. O terceiro, Bruno Senna em Nico Rosberg, fez com que o alemão abandonasse e deu um belo drive through para o brasileiro.

No meio de toda esta confusão, lá do meio do grid vieram Jenson Button e Felipe Massa que já apareceram ocupando o terceiro e quarto lugares respectivamente. Corrida vai, corrida vem e logo após a primeira parada nos boxes, a Ferrari em boa estratégia devolveu o brasileiro no segundo lugar para não perder mais.

A corrida teve mais brigas por posições intermediárias, mas no geral acabou ficando chata e dando muito sono para quem assistia pela TV. Sou bem sincero que dei uma boa cochilada depois da bandeira quadriculada e nem vi o pódio, mas o sono já estava a espreita muito antes.

Alguns pontos são importantes destacar mesmo assim. Felipe Massa retornou ao pódio após um jejum de 35 corridas. Pastor Maldonado retornou aos pontos, após dez corridas, desde a sua vitória no GP da Espanha deste ano o venezuelano não pontuava e neste período recebeu diversas punições. Vettel igualou os três GPs vencidos por Alonso e Lewis Hamilton na temporada, além de ser o único a fazer um hat trick na temporada, o deste final de semana foi o segundo do ano, a primeira vez nesta temporada tinha acontecido no GP do Bahrein. E por último e não menos importante é o pódio de Kamui Kobayashi diante da sua torcida em uma grande corrida do japonês.


A vantagem que era de 29 pontos antes do GP japonês caiu para meros quatro (4, quatro) pontinhos. Só para lembrar que antes esta diferença chegou a ser de 50 pontos. Agora restam cinco provas e a Ferrari não demonstra ter um carro capaz de segurar a pequena vantagem do momento. Se a Ferrari, que tem enfrentado problemas com o seu túnel de vento, não fizer nada, pode perder inclusive o vice-campeonato.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
1) [+0] Fernando Alonso (ESP) – 194 pts;
2) [+0] Sebastian Vettel (ALE) – 190 pts;
3) [+0] Kimi Raikkonen (FIN) – 157 pts;
4) [+0] Lewis Hamilton (ING) – 152 pts;
5) [+0] Mark Webber (AUS) – 134 pts;
6) [+0] Jenson Button (ING) – 131 pts;
7) [+0] Nico Rosberg (ALE) – 93 pts;
8) [+0] Romain Grosjean (FRA) – 82 pts;
9) [+1] Felipe Massa (BRA) – 69 pts;
10) [–1] Sérgio Pérez (MEX) – 66 pts;
11) [+2] Kamui Kobayashi (JAP) – 50 pts;
12) [–1] Paul Di Resta (ESC) – 44 pts;
13) [–1] Michael Schumacher (ALE) – 43 pts;
14) [+0] Nico Hülkenberg (ALE) – 37 pts;
15) [+0] Pastor Maldonado (VEN) – 33 pts;
16) [+0] Bruno Senna (BRA) – 25 pts;
17) [+0] Jéan-Eric Vergne (FRA) – 8 pts;
18) [+0] Daniel Ricciardo (AUS) – 7 pts;
19) [+0] Timo Glock (ALE) – 0 pt;
20) [+0] Heiki Kovalainen (FIN) – 0 pt;
21) [+0] Vitaly Petrov (RUS) – 0 pt;
22) [+0] Jérôme D’Ambrosio (BEL) – 0 pt;
23) [+0] Charles Pic (FRA) – 0 pt;
24) [+0] Narain Karthikeyan (IND) – 0 pt;
25) [+0] Pedro De La Rosa (ESP) – 0 pt;

1) [+0] Red Bull - Renault – 324 pts;
2) [+0] McLaren - Mercedes – 283 pts;
3) [+0] Ferrari – 263 pts;
4) [+0] Lotus - Renault – 239 pt;
5) [+0] Mercedes – 136 pts;
6) [+0] Sauber – Ferrari – 116 pts;
7) [+0] Force India - Mercedes – 81 pts;
8) [+0] Williams - Renault – 58 pts;
9) [+0] Toro Rosso – Ferrari – 15 pts;
10) [+0] Marussia - Cosworth – 0 pt;
11) [+0] Caterham - Renault – 0 pt;
12) [+0] HRT - Cosworth – 0 pt;

A próxima corrida é o GP da Coreia do Sul e acontece entre os dias 12 e 14 de outubro, em Yeongam, na Coreia do Sul.

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